O Bitcoin Gold (BTG) é um fork do Bitcoin com a mineração focada em placas gráficas.

Há alguns dias, essa criptomoeda sofreu um ataque de 51%, resultando na possível perda de centenas de milhares de reais para corretoras.

Um ataque de 51% permite o gasto duplo de algumas moedas sob o controle do atacante, que por sua vez, tenta enganar exchanges de criptomoedas.

Para os curiosos há um ótimo artigo explicando o funcionamento desse ataque “Blockchain explained: how a 51% attack works (double spend attack). Geralmente quem faz esse tipo de ataque tenta fraudar corretoras de criptomoedas, como a Binance.

Foi o que aparentemente aconteceu com o último ataque de 51% do Bitcoin Gold. No dia 23 de janeiro, 14 blocos foram removidos e outros 13 adicionados, resultando no gasto duplo de US$ 19 mil.

Já na sexta-feira, aconteceu uma reorganização de 15 blocos, com o gasto duplo de US$53 mil em Bitcoin Gold.

O hacker enviou os BTGs para uma carteira da Binance. Não sabemos se o ataque deu certo, contudo, se ele conseguiu trocar e sacar os BTGs por Bitcoin é muito provável que tenha saído no lucro.

Após o incidente, a Binance aumentou o tempo de confirmação para o Bitcoin Gold, de 12 confirmações para 20, o que deixa menos viável financeiramente o ataque.

No Brasil, a exchange Mercado Bitcoin aumentou recentemente o tempo de confirmação para transações de Litecoin por receios de ataques de 51%.


Quer aprender mais sobre Bitcoin? Conheça o Cointimes Research | Bitcoin o maior relatório brasileiro sobre Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br