Clientes da corretora de criptomoedas Mercado Bitcoin vão ter que esperar mais tempo para receber litecoins, segundo anunciado pela própria empresa nas redes sociais.

  • Queda de 60% no Hash Rate da Litecoin;
  • Mercado Bitcoin dobra o tempo para creditar Litecoin;
  • Faz sentido o Mercado Bitcoin fazer isso? Pegamos os números.

Conforme mostramos na semana passada, a criptomoeda Litecoin perdeu 60% do seu hash rate em poucos dias. Isso significa que a segurança da rede está muito menor.

Enquanto alguns investidores otimistas acreditavam na recuperação do hash rate da Litecoin, os mineradores da criptomoeda simplesmente se desligaram da rede.

A situação se deteriorou após o halving da Litecoin, como podemos ver no gráfico:

Coinext 760x150

 

Hash rate Litecoin
Últimos 6 meses hash rate|Fonte: BitcoinInfoCharts

No final de novembro, a Litecoin (LTC) bateu seu pior hash rate em 1 ano e se mantém próximo desse nível até os dias de hoje.

Hash rate e demora no Mercado Bitcoin

A queda no hash rate pode facilitar ataques de 51%, como aconteceu com a moeda Vertcoin há 4 dias.


Veja também:

++ Mercado bitcoin exige comprovante para liberar saques, o que fazer?

++ Mercado Bitcoin adia lançamento da Wibx e preocupa investidores


Como resultado desses ataques as exhanges de criptomoedas podem perder milhões de reais, pois há um processo de reversão de transações. Na verdade, elas são os principais alvos do ataque, visto que os participantes honestos retomam o controle do blockchain em poucas horas.

Por esse motivo, o Mercado Bitcoin anunciou hoje que vai aumentar o tempo de confirmação para os depósitos em Litecoin. Ao ser perguntado qual o motivo da mudança, o diretor de OTC do Mercado Bitcoin respondeu:

“A forte e rápida queda do hashrate da rede do Litecoin. O pico foi de 500 TH/s em julho, e agora está em 150 TH/s. Isso torna a rede um pouco mais vulnerável a um “ataque de 51%”, explicou Frabrício Tota.

Veja abaixo o comunicado oficial do Mercado Bitcoin nas redes sociais:

comunicado mercado bitcoin
Comunicado do Mercado Bitcoin

Por outro lado, alguns clientes não gostaram da novidade. Um deles disse:

“Em vez de melhorar cadê vez mais piora , deveria ser mais fácil toda a transação, eu não pude mais comprar “

Faz sentido aumentar o tempo de espera?

Enquanto podemos dizer que é legítima a proteção dos ativos da corretora, seria racional se preocupar tanto com a Litecoin?

Bom, atualmente para performar um ataque de 51% seria necessário ~78,52 TH/s. Usando a cotação atual do Nicehash (0,28 btc por 9.4437 Th/s) para comprar poder de mineração para o algorítimo Scrypt (usada pelo Litecoin), obtemos um total de 2 bitcoins para executar um ataque na rede Litecoin.

Esse valor é teórico, visto que não existe minerador vendendo 78,52 TH/s na NiceHash. Mas de qualquer forma, é preocupante.

Hoje, quem quisesse atacar a Litecoin teria que comprar ~14 milhões de dólares em 47 mil unidades Antminer LT5, mais custos com refrigeração, energia, alocação de espaço e transporte e ainda adquirir 7 TH/s na NiceHash.

Segurança comparada ao Bitcoin?

A realidade, é que esse aumento de tempo é apenas uma precaução, pois para atingir a mesma segurança do Bitcoin, o MB teria que esperar 1 dia e 14 horas.

O próprio Fabrício Tota do Mercado Bitcoin, ao ser questionado se a rede Litecoin está em risco, disse:


Não, é mais uma medida de precaução. Monitoramos de perto as moedas listadas e optamos por medidas preventivas em relação a segurança das transações.

De acordo com o site HowManyConfs, que compara a quantidade de confirmações necessária para chegar na segurança do Bitcoin, o Litecoin é 37x mais lenta que sua rival.

how many confs litecoin

Claro, se for para ter segurança, o Bitcoin é a escolha certa. Os desenvolvedores e usuários de Litecoin, usam a média de 6 confirmações, ou 15 minutos como padrão para a segurança de uma transação.

Por conta disso, exchanges como a Foxbit (que está com taxa zero para LTC) e muitas outras continuam adotando o padrão de 6 confirmações para creditar os depósitos na plataforma.

O que você acha dessa medida do Mercado Bitcoin? Excesso de zelo ou uma necessidade? Deixe nos comentários sua opinião.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br