O que apontam esses acontecimentos envolvendo o BTC, em um término de 2022 tão caótico?
Ainda em ritmo de último semestre, temos mais movimentações envolvendo o Bitcoin. Serão elas positivas ou negativas no curto prazo?
Cuidado com a bear trap!
Não se deixem levar pela empolgação de um possível bom momento do bitcoin: o esforço para se manter acima dos US $20 mil e o histórico positivo da moeda em outubro são no máximo sinais de um breve respiro seguido de novas quedas.
A volatilidade das criptomoedas, exacerbada pelo sempre instável cenário macroeconômico dos últimos anos, vai de encontro a acontecimentos como a compra de R$ 5 bilhões em BTC e ETH por parte de investidores institucionais.
Por um lado mais otimista, esse tipo de notícia mostra a força do mercado cripto, que segue atraindo público e se estabelecendo cada vez mais entre os setores mais tradicionais da economia.
Graficamente, o topo duplo (que indica reversão de tendência para a baixa) formado ontem pelo bitcoin já era um indício de que ele não se sustentaria acima dos US $20.000, o que logo se confirmou:
Chama a atenção o crescente volume de negociação de bitcoin, aumentando a visibilidade da moeda apesar de a macroeconomia não favorecer o avanço do mercado. Também é importante observar a quantidade de BTC saindo das exchanges e indo para as carteiras pessoais, cujos donos estão segurando seus bitcoins sem intenção de vender durante essa provável baixa.
Portanto, não vamos deixar o entusiasmo tomar conta no caso de um rally de alta do bitcoin. É nessas horas que vai acontecendo a temida bear trap e muitos traders saem no prejuízo.
Payroll
O macroeconômico aguardava no dia de hoje (7) o payroll, relatório de divulgação do emprego norte-americano que ocorre sempre na primeira sexta-feira de cada mês, para entender mais sobre o quão eficiente está se mostrando o aperto quantitativo do Fed.
Os dados saíram após as 9:30 desta manhã, com taxas de desemprego abaixo do esperado, remuneração por hora de trabalho dentro do esperado e o payroll acima do esperado. Isso mostra que o trabalho americano permanece aquecido, o que, para o mercado em geral, ainda não é o sinal que estão aguardando.
No próximo dia 13 de outubro (quinta-feira), teremos mais um dia importante para o cenário americano, com notícias importantes sobre o CPI (Índice de Preços ao Consumidor), utilizado para medir as variações de compra e a inflação nos EUA.
Todas essas notícias, somadas aos dados de auxílio-desemprego e com expectativas superadas de forma positiva, poderão mover ainda mais o mercado, levando o Fed a um novo quebra-cabeça para o seu próximo anúncio no dia 2 de novembro.
Para continuar acompanhando os rumos do Bitcoin, vem para o Discord da Foxbit para conversar com a nossa comunidade de traders e especialistas que estão sempre ligados nos principais acontecimentos do mercado!