Jeff Garzik, conhecido ex-desenvolvedor do Bitcoin Core, gerou grandes discussões ao afirmar que o Bitcoin não é muito flexível para negócios e o próximo passo nas finanças descentralizadas é o uso de stablecoins.

Jeff, que é também membro da Linux Foundation, exaltou a existência das stablecoins em um discurso na Consensus 2019, segundo a Forbes:

As stablecoins estão aqui para ficar e agora as pessoas estão construindo em cima delas.

Para ele as stablecoins abrem um grande caminho para criação de novos produtos, diferente do Bitcoin:

Você não escreveria um contrato de hipoteca de 30 anos no Bitcoin, mas você faria isso com uma stablecoin. Uma vez criada uma stablecoin, você pode começar a criar produtos de empréstimos, produtos de crédito, hipotecas de 30 anos, investimentos de produtos que pagam dividendo. Isso abre um mundo de possibilidades

Apesar disso, ele ainda acha que o Bitcoin Core é importante, mas não é flexível o suficiente para empresas:

“Bitcoin é a raiz da internet dos blockchains. Se você está construindo um projeto, eu vou querer construí-lo no blockchain mais forte…. Se eu quiser construir um ETF descentralizado que gerencia 20 ativos em um estilo S&P 500, o Bitcoin não vai fazer isso.

Entenda mais sobre o funcionamento do Bitcoin e para quais funções ele está sendo usado no relatório mais completo sobre essa criptomoeda no Brasil, o Cointimes Research | Bitcoin.