Quais países possuem a maior base monetária do mundo? A resposta pode surpreender você.

Confira o quadro abaixo elaborado pelo Crypto Voices. Você verá que o Ouro ainda é, de longe, o maior sistema monetário do mundo, com quase US $ 8 trilhões de capítalização. No entanto, o Bitcoin segue crescendo e ultrapassando diversos países.

bitcoin potava maior moeda

Quando falamos da base monetária de um país, no entanto, estamos medindo em termos do montante total de moeda em circulação ou mantido em depósitos comerciais no banco central, não em suas reservas de ouro.

Com sua dívida de US $ 22 trilhões de dólares, não é surpresa que, apesar de ser a maior economia do mundo, os EUA fiquem em quarto lugar atrás do Japão, da China e da Zona do Euro quando se trata de base monetária.

Você pode se perguntar por que países ricos em petróleo como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos não aparecem neste relatório. Isso acontece porque a maior parte de sua riqueza é mantida em petróleo ou em moedas atrelada ao dólar. Conforme dito pelo Crypto Voices:

A Arábia Saudita e a Dinamarca, por exemplo, possuem moedas atreladas ao dólar americano e ao euro, respectivamente, e não devem ser contados. A comparação econômica correta é o valor da base monetária do banco central de cada moeda.

Bitcoin é a oitava maior moeda do mundo

Se você não contar ouro e prata, o Bitcoin é agora a oitava maior moeda do mundo. Ele vem em 9º lugar depois dos dois metais preciosos.

Quão significativo é isso? Bem, com um valor de mercado atualmente de US $ 162 bilhões e com alguns analistas prevendo um valor de BTC de mais de US $ 40k até o final de 2019, após apenas 10 anos de criação, é realmente um feito impressionante.

O Bitcoin já é maior que o base monetária da Rússia, Coréia do Sul, Brasil, Canadá e Noruega. Com a adoção da criptomoeda em ascensão em todo o mundo, não demorará muito para alcançar e ultrapassar a base monetária da Índia, da Suíça, do Reino Unido e, sim, dos Estados Unidos também.

Fonte: Bitcoinist.