Breaking News  
O que é Bitcoin? Um tutorial completo Bitcoin

O que é Bitcoin? Um tutorial completo

O que é bitcoin, seu passo a passo completo para entender a criptomoeda.

Neto Guaraci
Neto Guaraci

O bitcoin é uma moeda digital criada por um desenvolvedor desconhecido chamado Satoshi Nakamoto, as transações não tem intermediários, ou seja, adeus aos bancos. Permitindo que você compre diretamente com o vendedor, como se fosse uma moeda em uma transação física.

Vamos para algumas explicações sobre o que é esse tal de bitcoin e quais as diferenças dele para outros tipos de dinheiro.

O que é Bitcoin – Uma explicação simples e completa

Quem criou o Bitcoin

Por que o bitcoin é diferente?

Como comprar bitcoin?

Qual o preço do Bitcoin?

Como escolher uma carteira de bitcoin?


Bitcoin – O que ele realmente é?

O bitcoin é uma moeda digital, que permite o envio e recebimento de valores sem limitações territoriais e de quantidade, sem precisar passar por terceiros como bancos, paypal ou operadoras de cartão de crédito. É a moeda da internet.

Ele não é um bem físico, é gerado de forma completamente digital, mas isso não significa que a moeda digital não existe ou tem uma segurança fraca. As propriedades matemáticas nas quais ele está fundamentado são tão reais quanto qualquer bem físico.

Explicação completa 

O bitcoin é uma criptomoeda, produzida por um protocolo de consenso em uma rede de computadores. Ele utiliza diversos mecanismos criptográficos para manter sua segurança e funcionalidade.

Ele é o primeiro protocolo a resolver o problema de gasto duplo em redes distribuídas. Ele faz isso utilizando uma cadeia de blocos interligada por hashs criptográficas e provas de tempo, garantindo integridade da rede.

A autenticidade é garantida pela utilização de pares de chave-público-privadas utilizadas geralmente depois de receberem um tratamento por dois hashs (RIPMED160 e SHA256) e assinaturas digitais.

O protocolo para a criação dessa moeda digital é público e pode ser copiado e auditado por qualquer pessoa com conhecimentos básicos de programação. Isso significa que todas as partes que participam da rede sabem as regras do jogo, mantendo um sistema estável e com baixo nível de interferência humana se compararmos com o sistema monetário atual.

Mais detalhes sobre o código da criptomoeda podem ser vistos aqui no github do Bitcoin Core.

Você também pode verificar o White Paper do Bitcoin, com comentários.

Quem criou o bitcoin?

o que é bitcoin satoshi nakamoto

Não se sabe quem criou o bitcoin, ainda é um completo mistério. Sabemos apenas que ele se nomeou de Satoshi Nakamoto.

O que temos são suspeitas sobre alguns indivíduos ligados ao universo da segurança da informação, criptografia e programação.

Algumas das pessoas mais cotadas são, Hal Finney matemático e programador, Wei Dai cientista da computação ligado a área de segurança da informação e Nizk Szabo um polímata responsável pela criação do termo contrato inteligente.

Independente de quem o criou, não há uma relação de dependência entre Satoshi Nakamoto e a criptomoeda criada por ele.

Como o Bitcoin é diferente?

Essa criptomoeda é diferente dos sistemas tradicionais em alguns pontos:

1 – Não tem um ponto de falha

Instituições financeiras confiam em servidores que mesmo em redundância utilizam geralmente o mesmo sistema e muitas vezes saem do ar

Em 10 anos o protocolo nunca parou de funcionar.

2 – É transparente

O sistema é completamente transparente e permite que qualquer pessoa possa verificar a integridade dele.

A transparência do sistema por trás do bitcoin foi reconhecida por grandes nomes de todas área, como juizes, cientistas da computação e empresários.

3 – Ele é imutável

Ele é um sistema imutável, isso significa que as transações e dados na rede não podem ser revertidos.

Isso acontece pois não há uma pessoa decidindo centralmente se a transação pode ou não ser revertida, como acontece no banco.

Se por um lado essa característica impossibilita a correção de erros, por outro garante que a rede não seja corrompida.

4 – Divisível e limitado

Só existirão 21 milhões de bitcoins e cerca de 80% das moedas já foram criadas.

Apesar de poucas moedas, o bitcoin pode ser dividido em até sete casas decimais. Cem milhões de partes de bitcoin, sua última unidade, é chamada de satoshi em homenagem ao seu criador.

A oferta de novas unidades de Bitcoin ocorre através de um processo chamado de mineração. Este termo é utilizado devido à similaridade com relação ao Ouro, já que ambos são bens escassos que não podem ser produzidos pelo ser humano, apenas extraídos.

Como comprar Bitcoin?

Comprar bitcoin é muito fácil, há duas maneiras de se comprar a criptomoeda.

A primeira delas é trocando diretamente com uma pessoa, isso é chamado P2P, nesse tipo de transação você troca seus reais pelos bitcoins de quem está vendendo. É um modo mais privado de se obter bitcoin, porém é necessário ter confiança com quem você está transacionando.

O segundo modo e mais popular é comprando com uma corretora de bitcoins. O papel da corretora é garantir a entrega do dinheiro de ambas as partes, diminuindo o risco de problemas.

Criamos um tutorial para você escolher uma boa exchange de bitcoins ,veja abaixo:

Qual o preço do bitcoin?

Não existe uma pessoa ou instituição que define o preço do bitcoin.

O preço do bitcoin é definido apenas pelas pessoas, a disposição a pagar/vender do comprador e do vendedor. Ou seja, o mercado decide o preço dessa moeda.

Claro, essa moeda digital funciona como qualquer produto, quanto maior a procura maior o valor. É por isso que o preço do bitcoin decolou em 2017 e depois diminuiu alguns meses depois, a procura foi muita.

Como escolher uma carteira de bitcoin?

Escolher uma carteira de bitcoins pode parecer uma tarefa complicada, mas garanto que não é.

Nós fizemos diversos reviews de carteiras, resumidamente tente usar uma carteira para os gastos diários (como trades ou compras) e outra carteira se você quiser guardar grandes quantidades.

As melhores carteiras de bitcoin estão dispostas no post abaixo:

Agora você já sabe tudo sobre bitcoin e até como começar a usá-lo, é só dar o ponta pé inicial. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários e não esqueça de nos seguir no Twitter .

Neto Guaraci
Neto Guaraci

Sou estudante de Gestão de Negócios e Inovação na Fatec-Sebrae. Trabalho na Foxbit, ajudo na criação de conteúdo. Amo falar sobre criptomoedas, liberdade financeira e empreendedorismo. Se você também gosta, entre em contato. :)

O Cointimes utiliza cookies com o objetivo de melhorar sua experiência em nossa página web e adaptar o conteúdo para torná-lo mais útil e acessível. Para mais informações, consulte a nossa política de cookies.