A queda do Bitcoin parece estar se mantendo. Este movimento repentino e dramático do BTC pegou alguns desprevenidos, no entanto, em momentos como esses, é melhor agir racionalmente. Mais precisamente, é hora de analisar de fora.

Olhando em escala macro, vemos que pouco mudou, mesmo com uma queda de 20%. O Bitcoin ainda está tendo um desempenho melhor do que a maioria dos ativos tradicionais por aí. Esta é mais uma confirmação do fato de que a volatilidade é um fator inerente ao Bitcoin.

Volatilidade

ativos tradicionais volume do bitcoin
Fonte: Bitvol.info

O índice de volatilidade de 30 dias do Bitcoin mostra que ela está diminuindo constantemente desde julho, com a redução se destacando após atingir um pico temporário.

Um período mais longo mostra que os ciclos de pico de volatilidade são seguidos por períodos de baixa volatilidade e vice-versa.

A última vez que a volatilidade atingiu um nível inferior a 2% foi em meados de março, seguida por uma explosão de volatilidade e, simultaneamente, o preço começou a atingir máximos mais altos e a tornar-se parabólico a partir de abril.

ativos tradicionais volume do bitcoin

A partir de agora, a volatilidade pode ter atingido um fundo provável em 16 de setembro de 2019, dias antes do Bitcoin realmente sair do maior padrão de consolidação de 2019, indicando um aumento na volatilidade, pelo menos por um curto período de tempo, o que foi testemunhado na ação do preço.

Bitcoin ou ativos tradicionais?

O retorno do Bitcoin do começo do ano até 26 de junho, quando atingiu um pico de US$ 13.800, pairava em torno de 250%, com ativos tradicionais como S&P500 e Dow Jones nem chegando perto.

No entanto, agora que o Bitcoin caiu 20%, vamos comparar seu desempenho do começo do ano até hoje com alguns ativos tradicionais.

Bovespa 15,72%

Dow Jones 15,28%

NASDAQ 21,03%

S&P500 18,78%

STOXX50 18,27%

FTSE100 9,26%

Ouro 18,40%

Bitcoin  118%

Bitwise TOP10 71,70%

Está claro que o Bitcoin está dominando 2019 em termos de desempenho. Além dos mais conhecidos, adicionamos o índice top 10 da Bitwise, que considera as 10 principais criptomoedas com relação ao seu valor de mercado.

Isso quer dizer que quem manteve durante todo o ano seu portfólio concentrado em Bitcoin ganhou mais do que quem diversificou em outras grandes criptomoedas.

Fonte: ambcrypto.