Em uma carta enviada para a Suprema Corte de Nova York as empresas de advocacia representantes da BitFinex, Steptoe and Johnson LLP and Morgan, Lewis and Blockius LLP, disseram que a iFinex(controladora da Bitfinex e da Tether) já gastou meio milhão de dólares para se defender de ações do governo de Nova York.
Bitfinex/Tether's counsel has written to the Judge while he deliberates on whether to grant their motion to dismiss the NYAG's injuction
— Alistair Milne (@alistairmilne) July 30, 2019
They confirm they will appeal should he not dismiss pic.twitter.com/X40JZLZNG9
A batalha jurídica ocorre desde abril quando o NYAG (New York Attorney General) abriu uma investigação sobre o uso de Tether para pagamento de perdas da Bitfinex, uma suposta fraude que totalizaria ~$850 milhões de dólares.
A Bitfinex não nega que isso tenha acontecido, e sim, fala que não é da jurisdição de Nova York, visto que clientes dessa região não são aceitos.
Apesar da carta, o juiz decidiu que irá continuar com o caso.
Sério problema para o mercado
Em uma análise simples é só mais uma ação contra a iFinex (controladora da Bitfinex e Tether), mas as consequências de uma possível falência ou perda bilionária da Tether poderia ser desastrosa para o mercado de cripto no curto prazo.
Como podemos ver abaixo, grande parte da movimentação de bitcoins é feita via Tether USD:

E sabendo que o Bitcoin corresponde a ~64% do mercado de criptomoedas, uma desconfiança maior sobre o Tether poderia gerar pânico no mercado.
