Pesquisadores buscando a cura do câncer estão utilizando um contrato inteligente na blockchain do Ethereum para compartilhar dados de pesquisa de forma descentralizada ao redor do mundo e treinar inteligência artificial da medicina.
Pesquisas sobre o câncer utilizam tecnologia blockchain
O perfil @arigoldnfts publicou uma thread na quarta-feira (26) sobre sua mais recente descoberta a respeito de pesquisas sobre o câncer.
“Eu trabalho em medicina e o Ethereum está sendo usado para curar o câncer (sério).”

A descoberta ocorreu enquanto estava lendo um paper sobre como a inteligência artificial estava sendo utilizada para treinar alguns sistemas na coleta de informações microscópicas sobre células cancerígenas – o que pode possibilitar melhores condições de diagnóstico e tratamento para pacientes com câncer.
A inteligência artificial já vem sendo muito utilizada na medicina há alguns anos, mas a grande inovação neste caso é o método para a coleta, armazenamento e compartilhamento de dados que os pesquisadores escolheram.
Todos estes dados são armazenados em um contrato inteligente (smart contract) construído na blockchain do Ethereum. Desta forma, as informações são coletadas e compartilhadas de forma pública e não-permissionada por nodes de Ethereum; permitindo que qualquer um dos pares conectados à rede consiga contribuir com novas informações e utilizar as informações que outros cadastraram no contrato inteligente, para avançar com suas próprias pesquisas – gerando uma eficiência colaborativa muito superior à tudo o que já havia sido visto anteriormente na medicina.
De acordo com o perfil anônimo que fez a descoberta:
“Isso permitirá grandes avanços no aprendizado de máquina para biologia, pois os modelos podem ser treinados em diferentes conjuntos de dados, adicionando mais informações e removendo efeitos de lote. É importante lembrar que o que está sendo construído aqui é verdadeiramente revolucionário”.
Leia mais: