O Brasileiro continua guardando seu dinheiro em uma das piores aplicações do mercado, a poupança e o valor aplicado é tão alto que se equipara ao mercado de bitcoin inteiro.

O Banco Central divulgou que os brasileiros têm R$972,6 bilhões aplicados na poupança. Esse é praticamente o mesmo valor que a capitalização de mercado do Bitcoin – calculada em pouco mais de R$1 trilhão. O número é recorde desde o nascimento da série histórica em 1995 e foi impulsionado pelo medo da crise, fazendo com que as pessoas poupassem mais. 

poupança banco central

Um dos piores investimentos que você poderia fazer

Contudo, a poupança é um dos piores investimento que você poderia fazer.  Com rendimento indexado a 70% do DI +TR, a poupança fica atrás de alternativas simples e atualmente está rendendo apenas 0,12% ao mês

Quais as opções para a poupança?

Bancos digitais como Neon, Nubank e Inter oferecem até 100% do CDI e liquidez diária, ou seja, você não fica preso a um investimento e pode sacar a qualquer momento e de quebra tem rendimentos melhores que a poupança. 

Veja também: Quais os melhores bancos digitais?

Abaixo, uma tabela do blog “Seu Dinheiro” mostra a diferença entre um investimento em 100% do CDI contra a poupança atual:

CDI x Poupança

“Entendemos que boa parte das pessoas tem um perfil conservador de investimento e que há um déficit de educação financeira no Brasil, pois há outras opções de risco tão baixo quanto o da poupança, mas com rentabilidades bem mais interessantes”, afirma Samuel Torres, analista-chefe da Capital Research, empresa do grupo Red Ventures.

No podcast Conexão Satoshi #05 nós recebemos um convidado especial para falar sobre investimentos em renda fixa: