Cointimes

ADs

Brasileiros lançam Centro de pesquisa e desenvolvimento do Bitcoin

Mulher segurando uma moeda

A Vinteum, centro sem fins lucrativos dedicado a apoiar os desenvolvedores de Bitcoin na América Latina, foi anunciada nesta quarta-feira (10) por brasileiros.

Segundo informações divulgadas no lançamento oficial da Vinteum, a missão do centro de pesquisa e desenvolvimento Bitcoin, voltado para desenvolvedores Bitcoin no Brasil e em toda a América Latina, é “treinar e financiar desenvolvedores open source para trabalhar na tecnologia e protocolo Bitcoin e na Lightning Network.”

Segundo o texto publicado pelo Diretor Executivo, Lucas Ferreira, o objetivo da Vinteum “é incubar a próxima geração de builders do Bitcoin.” Ferreira também é evangelizador da Lightning Network, trabalhando com comunidade na Lightning Labs, uma das empresas mais engajadas no desenvolvimento desta solução de segunda camada para o Bitcoin. André Neves, co-fundador da Zebedee, também integra a organização.

E, uma vez que a equipe acredita que “o desenvolvimento do Bitcoin precisa de diversidade”, surgiu o foco “na construção e crescimento do ecossistema de desenvolvimento do Bitcoin no Brasil e na América Latina,” dada a “necessidade da contribuição de empresas de todo o mundo se quisermos construir dinheiro global.”

Com isso, a Vinteum busca enfrentar os desafios relacionados à construção de um modelo de recrutamento:

“Precisamos de talento. Por isso é importante não apenas financiar profissionais, mas também criar programas e esforços educacionais para ensinar desenvolvedores e aproximá-los do desenvolvimento do Bitcoin.

[…]

A primeira coisa que faremos é adaptar o currículo do Seminário Chaincode Labs e começar turmas em português para que os desenvolvedores brasileiros possam interagir uns com os outros e aprender em grupos.”

Para tanto, Bruno Garcia, um desenvolvedor do Bitcoin Core, atuará como diretor de educação da Vinteum, dedicando-se à educação de desenvolvedores, ao mesmo tempo em que continua suas contribuições técnicas e de melhorias para o Bitcoin.

Aliás, Garcia é o primeiro programador favorecido pelas contribuições financeiras dos patrocinadores do projeto Vinteum, podendo agora se dedicar em tempo integral ao desenvolvimento do Bitcoin.

Os seminários online apresentados por ele serão trimestrais, com duração de 5 semanas, e são projetados para que programadores brasileiros “em todos os níveis de experiência” aprendam sobre os protocolos Bitcoin e Lightning Network.                   

Os primeiros patrocinadores divulgados incluem o investidor institucional John Pfeffer, da Pfeffer Capital, a exchange Okcoin, a Human Rights Foundation (HRF), e Sebastian Serrano, CEO e cofundador da Ripio.

Leia também:

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!