Cointimes

Candidato pró-bitcoin argentino Javier Milei ganha primárias: “A liberdade avança”

Javie Milei

O libertário, pró-bitcoin e defensor do fim do Banco Central da Argentina, Javier Milei ganhou as primárias com 30,06% dos votos. A votação final, ocorre em 22 de outubro.

O candidato da coalização “La Libertad Avanza“, Javier Milei, ganhou em 16 das 24 províncias da Argentina (semelhantes aos estados no Brasil). Com isso, ele competirá em outubro com a antiga Ministra da Segurança Patricia Bullrich da coalização conservadora Juntos pela Mudança e com o kirchnerista e atual ministro da economia Sergio Massa.

Economista e libertário

Milei é formado em economia e vem pregando uma agenda econômica diferente dos últimos 20 anos de governo de esquerda ou centro-direita. Com viés libertário, ele prega pelo fim do Banco Central da Argentina e dolarização da economia.

Ele também é um ferrenho defensor do bitcoin, afirmando que as criptomoedas representam “a volta do dinheiro ao seu criador original, o setor privado“.

Com a inflação chegando aos 116% ao ano, falta de diversos gêneros alimentícios, desemprego generalizado e uma economia que patina há décadas, parece que os argentinos se cansaram da fórmula antiga.

A onda de candidatos pró-bitcoin

E não são apenas os argentinos que querem uma fórmula monetária nova. Em El Salvador, o presidente pró-bitcoin tem mais de 90% de aprovação.

Já nos Estados Unidos, diversos políticos como Ron DeSantis, o prefeito de Miami Francis Suarez e o pré-candidato à presidência Robert F. Kennedy Jr. são apenas alguns exemplos.

Se Milei conseguir vencer as eleições, muitos bitcoiners esperam que ele torne o Bitcoin a moeda oficial da Argentina.

Leia também: Bukelismo: Presidente bitcoiner é mais popular que o Papa em diversos países da América Latina

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading