A comunidade Cardano e o resto da indústria de criptomoedas ficaram empolgados quando os contratos inteligentes foram habilitados na rede da Cardano (ADA), após a atualização do Alonzo no ano passado. No entanto, houve alguns “pequenos” problemas desde então.

Principalmente quanto ao lançamento do token SUNDAE na SundaeSwap que impulsionou o preço do ADA para US$ 1,54 (R$8,56), com uma valorização de +11% em 24h e quase +30% em 7 dias, no sábado (17). 

SundaeSwap ao vivo e a cores: vermelho

Para uma moeda cuja morte já foi declarada algumas vezes, a reação ante o lançamento da SundaeSwap foi muito positivo, mas só trouxe conforto paliativo. 

O primeiro grande aplicativo descentralizado (dApp) baseado em Cardano, SundaeSwap, lançou sua rede principal em 20 de janeiro após uma série de testes públicos e privados.

A exchange descentralizada (DEX) permite que os usuários negociem, apostem e emprestem tokens na plataforma, com os comerciantes pagando pequenas taxas e os provedores de liquidez obtendo retornos sobre seus depósitos.

Mesmo antes do lançamento do token SUNDAE – que ocorrerá no dia 25 de janeiro, a experiência não agradou os usuários. Como consequência, a ADA acumulou a maior queda em 24 horas (-12,68%) entre as 10 maiores criptomoedas, segundo o coingolive

Cardano fracassa novamente
Ranking de Criptomeodas – Fonte: CoinGoLive.com

Transações com falha frustram usuários

Apenas cinco minutos após a ativação do staking, os usuários que inicialmente estavam animados para ingressar no DEX ficaram frustrados com vários erros de plataforma e muitas transações com falhas causadas pelo congestionamento da rede. 

À medida que mais usuários enviavam suas reclamações no servidor Discord do SundaeSwap, o CEO da plataforma, Mateen Motavaf, postou exatamente às 22h07 UTC: 

“SE SEU PEDIDO ESTIVER ON-CAHIN, SERÁ PROCESSADO OS PEDIDOS FALHAM DEVIDO A CONGESTIONAMENTO, POR FAVOR, SEJA PACIENTE.” (falou em caixa alta é porque ele tava brabo)

Para abordar ainda mais outros problemas, o SundaeSwap organizou uma sessão da AMA no Twitter Spaces por volta da 1h UTC de hoje, 21 de janeiro. 

Visto que existem milhares de pedidos pendentes na plataforma, um usuário perguntou que efeito a tão esperada atualização do nó Cardano teria no SundaeSwap.

Em resposta, o CTO do projeto, Matt Ho, disse: “Uma vez que a mudança aconteça no dia 25, esperamos um aumento de taxa de transferência maior que 2X, estritamente do aumento de memória por si só, à medida que parâmetros de protocolo adicionais se tornam disponíveis”.

Vários outros usuários apontaram outras áreas de preocupação.

A Cardano aprende errando

Embora o congestionamento da rede na plataforma SundaeSwap possa ser uma surpresa para muitos, para a equipe principal do projeto não é.

A equipe anunciou antes do lançamento oficial da rede principal do SundaeSwap que as transações podem levar horas ou até dias para serem cumpridas, dependendo da carga geral da rede. 

A postagem do blog dizia: “Para ser o mais transparente possível, queremos informar a todos que, embora os pedidos possam levar dias para serem processados, os pedidos de todos serão processados ​​de maneira justa e na ordem em que foram recebidos e executáveis”.

Leia Mais: 

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br