A organização por trás da Cardano, Input Output (IOHK), delineou as mudanças que os usuários podem esperar na rede depois que o esperado hard fork Vasil acontecer amanhã.
Antes da atualização, a empresa apontou que as principais equipes de engenharia envolvidas realizaram testes intensivos e esforços de integração para garantir um resultado positivo, disse a IOHK em uma publicação de 16 de setembro.
No post, a IOHK enfatizou a importância do Vasil emergir como planejado.
“Há múltiplos interessados no ecossistema a serem considerados”. Garantir que qualquer atualização seja segura e protegida, e que os jogadores em todo o ecossistema Cardano estejam totalmente prontos, sempre foi fundamental”, disse IOHK.
O que esperar da atualização
Em particular, espera-se que a atualização melhore o contrato inteligente da Cardano através do Plutus v2. A atualização está definida para melhorar a eficiência da plataforma de contratos inteligentes. Desde o início do recurso de smart contracts, a Cardano tem registrado um aumento de atividade.
No total, o número de contratos inteligentes na plataforma ultrapassou a marca de 3.000 pela primeira vez no início de agosto.
A atualização também deve desbloquear várias funcionalidades, como inputs de referência, que permitem o compartilhamento de dados on-chain. O recurso facilitará o acesso às informações armazenadas no blockchain sem gastos e recriando UTXOs (saída de transação não gasta).
Em outros lugares, o Vasil irá desbloquear a funcionalidade do script de referência projetado para reduzir o tamanho da transação, melhorando a escalabilidade e reduzindo os custos de execução do script. A atualização permite que os desenvolvedores façam referência a um script sem incorporá-lo em cada transação.
Além disso, a IOHK apontou que o Vasil abordará a questão da validação no blockchain. Neste caso, a mudança otimiza o processo de função aleatória verificável de Ouroboros, o que desencadeia uma validação mais rápida dos blocos e tempos de sincronização da rede. Os benefícios ocorrem ao afetar a segurança do lado do usuário.
O que vem depois do Vasil?
Após a atualização de 22 de setembro, a IOHK também observou que haveria um ambiente de pré-produção definido para 24 de setembro. Durante o evento, novos recursos Plutus e modelos de custo estarão disponíveis no ambiente de pré-produção antes da transição para a rede principal em 27 de setembro.

Vale notar que, similarmente ao The Merge do Ethereum, o hard fork Vasil enfrentou vários atrasos. No entanto, o fundador da Cardano, Charles Hoskinson, afirmou que havia a necessidade de realizar mais testes para garantir que a atualização corresse sem problemas.
Leia mais: