A Polícia Federal (PF) prendeu na noite de quarta-feira (19) Arthur dos Santos Leite e, na quinta-feira (20), cumpriu mandado de busca e apreensão em sua casa. A ação faz parte da Operação Flanelinha, sexta fase da Operação Kryptos, deflagrada para desarticular a organização criminosa responsável pela pirâmide G.A.S. Consultoria.
Conforme mostramos anteriormente, a G.A.S. Consultoria foi uma pirâmide de bitcoin, cujo dono, Glaidson Acácio dos Santos, chegou a ser indiciado pela polícia em 2021 por tentativa de homicídio contra um concorrente.
De acordo com a PF, Arthur, um dos operadores do esquema criminoso, foi responsável pela dissipação de parte da frota de veículos que estavam em nome de laranjas após a deflagração da Operação Kryptos, em agosto de 2021.
Como ele devolvia ou revendia os carros de luxo da pirâmide financeira, como se fosse o prestador de serviços do estacionamento, a operação foi apelidada de Flanelinha.

Os veículos foram avaliados em aproximadamente R$ 4 milhões e estão sendo recuperados pela Polícia Federal com apoio da Polícia Rodoviária Federal. Eles ficarão à disposição do Poder Judiciário.
“O investigado responderá pela prática dos crimes de operação sem autorização de instituição financeira, gestão fraudulenta, organização criminosa e apropriação indébita. Se condenado, poderá cumprir pena de até 40 anos de reclusão”, acrescentou a Polícia Federal.
A ação envolveu dez policiais federais, que cumpriram um mandado de prisão preventiva e um de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, e resulta de parceria entre a PF e o Ministério Público Federal.
Veja mais: