Em um recente vídeo, Cathie Wood da ARK Invest, abordou a afirmação de Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, de que o Bitcoin é “extremamente” ineficiente em termos de energia e que a criptomoeda é um meio para transações ilícitas.

Janet Yellen… saiu de seu caminho para comunicar como o Bitcoin é especulativo e como ele não é ecologicamente correto ou sustentável e como ajuda as atividades ilícitas…

“Não tenho certeza de por que ela está dizendo isso. Tudo o que sei é que ela não entende o meio das criptomoedas, e digo isso com todo o respeito, só acho que não é o que ela faz. Ela está respondendo a um movimento no preço, que eu entendo, que foi muito rápido. Pense nisso, acho que quintuplicou desde o final do terceiro trimestre. Isso é muito extremo, então posso entendê-la dizendo isso.”

Wood confrontou a alegação de que o Bitcoin desperdiça energia recomendando um artigo de um analista da ARK desmascarando a ideia. Ela afirma que a quantidade de energia que o Bitcoin consome é uma fração do que é necessário para extrair ouro e manter a infraestrutura financeira tradicional.

“Se você comparar o uso de energia do Bitcoin em particular em comparação com a energia que seria necessária para extrair ouro, o Bitcoin, [que é o] ouro digital, é uma fração dele. E então, se você quiser pensar sobre isso um pouco mais amplamente, porque é claro que o blockchain do Bitcoin e outros blockchains vão permitir uma liquidação muito mais rápida de negociações e transações do que as instituições financeiras tradicionais, digamos dez minutos em vez de uma semana, ou alguns dias. Pense no consumo de energia do mundo financeiro tradicional e você verá naquele gráfico o que o Bitcoin está usando em termos de energia agora, que é principalmente renovável. […].”

Wood também discorda da ideia de que o Bitcoin incentiva a atividade criminosa. Ela observa que o blockchain público torna muito mais fácil para os policiais rastrearem movimentos ilegais de dinheiro.

No que diz respeito à atividade criminosa, vou apenas refletir sobre uma conversa que tive em uma conferência com um agente do FBI. […] Ele disse: ‘Esta é a melhor coisa que já nos aconteceu.’ devido a facilidade de se rastrear as transações ocorridas na rede. “Um dos motivos é que o blockchain do Bitcoin é tão transparente por endereço IP.”  […] ´É uma maneira interessante de pensar sobre isso, afirmou Cathie.

De fato, um estudo recente da Chainalysis descobriu que atividades criminosas relacionado às criptomoedas caiu para 0,34% do volume total de transações em 2020, ante 2,1% em 2019.

Mas qual a sua opinião sobre o tema, acha que as críticas da secretária do Tesouro americano possuem alguma validade? Deixe seu comentário abaixo.


Leia mais: Goldman Sachs anuncia que vai negociar contratos futuros de Bitcoin

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br