Com o aumento no preço das criptomoedas, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), mais pessoas estão investindo e negociando neste mercado. Entretanto, com a alta volatilidade dos ativos digitais e a emoção de obter lucros, alguns indivíduos começaram a indicar vício em cripto.
Nesta linha, centros de reabilitação de luxo no mundo todo estão começando a oferecer serviços para pessoas que lutam contra o “vício nas criptomoedas,” informou a BBC em 4 de fevereiro.
Obviamente estes centros oferecem programas para tratar outros vícios, tais como álcool, drogas e distúrbios alimentares e vício em jogos de azar. A maioria dos centros oferece terapia com orientadores de saúde mental certificados que têm experiência no tratamento de uma variedade de vícios.
No entanto, nos últimos dois anos, os centros têm recebido mais e mais pedidos para tratar de casos relacionados a ativos digitais. Vale notar que oscilações significativas de preços têm caracterizado o mercado durante o período.
Saiba mais: Medo de se viciar em cripto? Conheça algumas histórias reais
Por exemplo, The Balance, um centro de reabilitação de luxo em várias cidades europeias, incluindo Londres, oferece serviços especializados no tratamento de dependência em criptomoedas. O relatório indica que os serviços das instalações custam cerca de US $75.000, cobrindo a terapia, massagens, ioga e passeios de bicicleta.
O Paracelsus Recovery, sediado na Suíça, está entre os centros de reabilitação de luxo que oferecem tratamentos de dependência em cripto. O tratamento do centro varia de quatro a seis semanas, com um pagamento semanal de US $104.000. O tratamento do centro também envolve exames de sangue, planos de dieta personalizados, ioga, acupuntura e medicação, quando necessário.

Embora os especialistas em dependência permaneçam céticos sobre o alto custo do tratamento da dependência cripto, a terapia para a condição é semelhante à de outros vícios. Ela envolve intervenções como terapia, medicamentos e atividades de reposição.
No tratamento do vício, os especialistas recomendaram começar com a abstinência e administrar sintomas de abstinência que podem acarretar ansiedade, irritabilidade e insônia, seguidos por oferecer opções de investimento financeiro mais saudáveis.
No entanto, alguns centros de reabilitação descartaram a noção de que o vício em cripto pode ser tratado de forma semelhante a outras condições, como o jogo, já que a negociação critpo “tem um ar de legitimidade, enquanto os jogos são tratados como potencialmente problemáticos,” apesar de serem essencialmente similares, disse Jan Geber, CEO da Paracelsus Recovery.
Além disso, a natureza não regulamentada dos ativos digitais faz com que seja um desafio para os viciados procurarem ajuda.
Leia também: