O bitcoin caiu 12% nos últimos 7 dias e muitos investidores ficaram estressados ao comprar no topo, mas o CEO da Binance tem uma solução para esse problema.

As quedas do bitcoin e do mercado de criptomoedas acima de 10% são comuns e esperadas de um mercado tão novo, cujo preço dos ativos ainda está sendo descoberto. De fato, a volatilidade do bitcoin não caiu consideravelmente mesmo com a entrada de grandes investidores, como é mostrado no gráfico abaixo da volatilidade realizada mensal:

Volatilidade mensal realizada do BTC

Pouco abaixo de 54% de volatilidade mensal, historicamente esse é um valor próximo do pico da distribuição média da criptomoeda. Nós explicamos melhor o que isso significa no último podcast Bits Semanais sobre Volatilidade

Para quem gosta de fortes emoções, a alta volatilidade é uma boa maneira de ganhar ou perder muito dinheiro. Entretanto, para outras pessoas a queda na criptomoeda pode ser um evento estressante.  


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Como lidar com o estresse da volatilidade do bitcoin?

Para o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), a mudança de estratégia nos investimentos pode ser uma boa ideia. 

“Se você se sentiu estressado durante essa queda, você provavelmente não deveria fazer tanto trade, ou ao menos mudar sua estratégia. Talvez apenas #HODL?”, afirmou CZ.

CZ parece ter comprovação científica, um estudo realizado pela FGV mostrou que menos de 1% das pessoas que fazem day trade têm lucro. Na verdade, os traders pioram com o tempo, como mostra um gráfico do estudo: 

Resultado operacional ao longo do tempo no day trade

Como alternativa, o CEO da maior exchange de criptomoedas planeta sugere a tática de Hodl. A ideia é investir em ativos com bons fundamentos e esperar que eles se valorizem ao longo do tempo. 

Alguns produtos têm ajudado os investidores a mudarem de mentalidade sobre o investimento no bitcoin. O mais recente é o Loop do Coingoback, que permitem a compra de bitcoins em determinados períodos regularmente. 

Mas se mesmo assim você ainda sofrer com as quedas de mercado, então CZ deu sua última dica:

“Na verdade, se você se sentir estressado durante cada queda, você provavelmente deve reduzir sua posição em 2x. Repita até não se sentir mais estressante.”


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!