É possível que o mercado de cripto se expanda a um ponto em que cerca de 80% do mundo o utilize? Brian Armstrong, CEO da Coinbase, acredita que sim, mas que ainda está no ar qual criptomoeda alcançará esse objetivo.

Leia também: CEO da Foxbit acredita que o Bitcoin superará máxima histórica até 2021

Adoção precisa crescer 9900% para atingir 5 bilhões de pessoas

Atualmente, existem cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo usando criptomoedas de uma maneira ou de outra, segundo Armstrong.

De acordo com um gráfico publicado pela Statista, havia quase 45 milhões de usuários com carteiras de criptomoedas no quarto trimestre de 2019, esse número dobrou desde o último trimestre de 2017.

Número de usuários de carteiras blockchain em milhões
Número de usuários de carteiras de Bitcoin em milhões. Fonte: Statista.

Em outros lugares, o gráfico de distribuição de Bitcoin atualizado pela BitInfoCharts mostra que existem mais de 21,5 milhões de carteiras de BTC com pelo menos US$ 1.

Embora seja difícil estimar quantos usuários de criptografia existem, o número de Armstrong não deve estar muito longe da realidade.

No entanto, é possível que o número de 50 milhões possa se transformar em 5 bilhões em algum momento? Brian Armstrong diz que sim, mas não menciona quando.

“Eu acredito que está no ar qual blockchain vai levar as criptos de 50 Mi para 5 Bi de usuários. A cadeia que conseguir embarcar escalabilidade, privacidade, identidades descentralizadas e soluções para desenvolvedores terão uma vantagem.”

O CEO da Coinbase comparou a adoção de cripto à expansão da internet, onde a usabilidade inicial era complicada e técnica, e depois foi simplificada para os usuários comuns.

As conexões lentas foram comparadas aos desafios de escalabilidade das blockchains, enquanto SSL e HTTPs se assemelham a alguns dos esforços das moedas de privacidade.

No entanto, nem mesmo a Internet alcançou tantos usuários, portanto é improvável que vejamos 5 bilhões de pessoas usando criptomoedas em um futuro próximo.

De acordo com outro gráfico de Statista, havia 4,5 bilhões de pessoas usando a internet em janeiro de 2020.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br