Um recente depoimento do ex-mantenedor do Bitcoin Core, Gavin Andresen, questiona a alegação de que Wright é Satoshi Nakamoto. No caso Kleiman vs. Wright, o desenvolvedor foi perguntado se ele ainda acreditava que Wright era o criador do Bitcoin.

Além disso, o apoiador do Bitcoin SV Daniel Krawisz tem falado sobre Wright e menciona que há “plágio em vários dos trabalhos de Craig Wright”.

Há mais de cinco anos, Craig Steven Wright publicamente afirmou que inventou o Bitcoin e que é Satoshi Nakamoto. Essa alegação levou Wright ao tribunal porque a família do falecido Dave Kleiman acha que o relacionamento comercial de vários anos de Wright com Dave significa que ambos criaram o Bitcoin.

craig wright
Craig Wright dizendo para BBC que era o criador do Bitcoin

Nesta semana, vários depoimentos foram publicados e um interessante deriva do ex-chefe de desenvolvimento do Bitcoin Core, Gavin Andresen. Em maio de 2016, Andresen apareceu abruptamente e disse ao público que acreditava que Wright era Satoshi. No entanto, não muito tempo depois disso, ele disse que poderia estar errado.

No mesmo dia que Andresen disse acreditar que Wright era Satoshi, os demais desenvolvedores do Bitcoin Core removeram os privilégios de acesso ao Github de Andresen na base de código do Bitcoin. Ninguém realmente discutiu o assunto com Andresen até agora, pelo menos publicamente.

O depoimento de Andresen

Quando perguntado sobre esse momento específico, Andresen disse que poderia ter sido enganado. “Há lugares na sessão de provas particulares em que eu poderia ter sido enganado, onde alguém poderia ter trocado o software que estava sendo usado ou, talvez, o laptop que foi entregue não era um laptop novinho em folha e havia sido adulterado de alguma forma. Eu também estava atrasado”, disse Andresen.

Ele adicionou:

“Eu não estava na área de atuação disso, ‘vou provar ao mundo que Craig Wright é Satoshi Nakamoto’. Eu estava na área de liderança de, você sabe, isso me provaria além de uma dúvida razoável que Craig Wright é Satoshi Nakamoto. E minhas [novas] dúvidas surgem porque a prova que me foi apresentada é muito diferente da pseudo prova que mais tarde foi apresentada ao mundo.”

Todo o depoimento é muito longo e discute uma variedade de reuniões diferentes. No geral, quando lhe perguntaram sobre a história de Wright e Satoshi, Andresen disse que tinha “dúvidas”. “Tenho muitas, muitas dúvidas na cabeça sobre quais partes de – quais coisas Craig me disse são verdadeiras e o que não são verdadeiras”, afirmou Andresen.

O depoimento de Andresen pode estar mudando a mente de muitos apoiadores de Wright. Apesar do fato de que um bom número de apoiadores do BSV adora Wright e segue todos os seus movimentos, há várias pessoas que o denunciaram e querem se concentrar apenas no Bitcoin SV.

Bitcoin “Visão de Satoshi”?

Uma pessoa que tem falado sobre Craig Wright recentemente é Daniel Krawisz. Krawisz apoia o Bitcoin SV (BSV) e, no passado, ele acreditava em Craig Wright. No entanto, mais recentemente Krawisz tem se manifestado contra Wright e sua história. Em 28 de junho, Krawisz twittou:

“Há plágio em várias obras de Craig Wright. É fácil ver se você [presta atenção]. Exemplo. Seria muito melhor se as pessoas parassem de tratá-lo como um herói e apenas fizessem o bitcoin ter sucesso por conta própria.”

Houve muitas respostas aos tweets de Krawisz sobre Craig Wright e até mesmo um tweet de resposta do bilionário magnata do jogo Calvin Ayre. Muitas pessoas agradeceram a Krawisz por ser honesto, mesmo dizendo que não gostavam do BSV.

Outros explicaram que a única razão pela qual a BSV existe é por causa de Craig Wright. “A BSV existe por causa de Craig Wright, mesmo a alegação em seu nome. Você foi enganado”, escreveu uma pessoa a Krawisz.