Cointimes

Chega ao Brasil o Coffee Coin, token 100% lastreado no café

Coffecoin

Apresentada em 2019, no Fórum Mundial dos Produtores de Cafés, a moeda digital Coffee Coin começou a ser negociada no final da semana passada, sob o ticker COFBR, e representa o lastro em café verde (mais precisamente indexado ao valor do quilo do café verde), num formato de stablecoin.

A ideia surgiu a partir da Minasul, que está entre as maiores cooperativas de produção de café do mundo (e confere a credibilidade de mais de 60 anos no mercado), e agora o token está sendo comercializado pela Stonoex, com os pares Bitcoin (BTC) e Real (BRL).

Um detalhe interessante é que o investidor por trocar o Coffee Coin pode trocar o ativo por café físico ‘in natura’. Ou seja, existe uma garantia real em café. Também por esse motivo, o preço da coin pode se manter mais estável e se caracterizar como stablecoin, já que o preço do café não costuma sofrer com alta volatilidade.

Coffecoin

E como funciona a Coffecoin?

O token é baseado em blockchain, especificamente na blockchain da Ethereum (padrão ERC-20). Isso, como já se sabe, garante que as transações funcionarão exatamente como programadas, já que os contratos em blockchain são imutáveis. Além disso, os volumes dos estoques de café são auditados periodicamente, o que garante maior segurança para o investidor. Segundo o site da Coffee Coin, o token é 100% garantido por reservas equivalentes em café. O Coffee Coin é indexado na proporção de 1 Coffee Coin para cada 1 quilo de café. Ou seja:

1 token Coffee Coin = 1kg de café verde (que hoje custa cerca de R$ 16,65). 

Para operar com o Coffee Coin, é necessário ter uma Digital Wallet, carteira virtual que funciona como uma conta corrente para esses ativos digitais, acessada através de senha pessoal criptografada.

Em relação às emissões, o token será criado com contrato pausado, que permite novas emissões ao longo do tempo. Inicialmente estão sendo emitidos 10.020 tokens, representando 10.020 quilos de café. Estas emissões sempre ocorrerão após a empresa responsável custodiar novas sacas de café do mesmo tipo, para que possa oferecer garantias.

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading