O maior regulador bancário da China fez uma rara crítica aberta ao Banco Central dos EUA (FED) e alertou para uma próxima grande crise financeira mundial.

O chefe da Comissão Regulatória dos Bancos da China, Guo Shuqing foi duro com a política monetária relaxada dos Estados Unidos em tempo de crise.  

Em um sistema monetário internacional dominado pelo dólar americano, a política de flexibilização quantitativa sem precedentes e ilimitada dos EUA realmente consome a credibilidade do dólar e corrói a base da estabilidade financeira global”, escreveu Guo em um artigo publicado no Qiushi, uma revista do Partido Comunista. 

O mundo pode mais uma vez ser empurrado para a beira de uma crise financeira global.”, completou Guo.

O funcionário do alto escalão chinês se refere as políticas de impressão descontrolada do FED norte-americano.

Leia também: China e Rússia abandonam o dólar e formam aliança

A crítica acontece após Donald Trump ter fechado os canais de negociação com a China sobre o acordo comercial.

Cancelei as negociações com a China”, disse Trump na terça-feira em Yuma, Arizona. “Não quero falar com a China agora.”

As tensões cresceram entre as duas super potências, os EUA têm usado a supremacia do dólar como arma geopolítica para destruir economias. Do outro lado, os chineses têm usado sua indústria para auxiliar esses mesmos países sancionados. 

Um caso emblemático desse jogo geopolítico aconteceu recentemente no Irã. Sancionado pelos EUA, o país do Oriente Médio está recebendo auxílio da China para manter sua já cambaleante economia. 

Leia também:  Mineradores de Bitcoin invadem Irã após acordo de US$400 bi com a China

O mundo precisará de uma moeda neutra

Em toda essa guerra, quem está se dando bem é o Bitcoin. Sendo aceita em praticamente todos os locais do globo, o btc foi uma saída para os iranianos após as sanções dos EUA ao país.

Os mineradores de criptomoeda foram os primeiros a se beneficiarem do acordo de US$400 bilhões entre os chineses e iranianos, recebendo desembargo especial do governo iraniano.

O Bitcoin é uma moeda neutra. Apesar disso, boa parte dos seus desenvolvedores estão nos Estados Unidos e a maior parte da infraestrutura de mineração e exchange é chinesa. Seria o bitcoin a moeda perfeita para as superpotências?

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br