O ministro da economia Paulo Guedes fez novas declarações a respeito do seu descontentamento com o andamento da agenda econômica de desestatização. As falas foram feitas ontem (19), em uma participação no 41º Congresso Brasileiro de Previdência Privada. 

Somos prisioneiros cognitivos de uma economia dirigista. A inteligência brasileira acredita em economia planificada, quando a China é um fenômeno de economia de mercado, continua com regime político fechado, mas é hoje uma economia extraordinariamente dinâmica e baseada em mercados.

Leia mais: “Estou frustrado”, diz Paulo Guedes após 2 anos de governo sem privatizar nenhuma estatal

Paulo Guedes está correto ao afirmar que “existem duas Chinas”. O processo de abertura econômica iniciado por Deng Xiaoping após a morte de Mao Tse-Tung trouxe muita riqueza para o país com a abertura econômica, desburocratização para se fazer negócios e desestatização da economia.

Mas apesar das políticas relativamente pró-mercados, a China ainda continua com um regime político fechado sob a coordenação do Partido Comunista Chinês.

A China ocupa hoje a posição 110º no ranking de liberdade econômica, em comparação a posição 153º do Brasil. Já o 1º lugar é ocupado por um território semi-independente da China continental, Hong Kong.

Guedes está frustrado

O ministro de Jair Bolsonaro não demonstra mais o mesmo otimismo que possuía no ano passado perante nosso regime democrático, quando afirmava que o Brasil era “uma democracia vibrante”. 

O cenário vislumbrado por Guedes parece estar cada vez mais distante devido a entraves nas reformas econômicas paradas no Congresso, decisões no mínimo discutíveis do STF em relação às privatizações e gastos astronômicos decorrentes da pandemia de Covid-19.

Estou bastante frustrado com o fato de estarmos aqui há dois anos e não termos conseguido ainda vender nenhuma estatal. Por isso, um secretário [Salim Mattar] nosso foi embora. Entrou outro [Diogo Cord] que só tem que fazer um gol pra ganhar; o outro fez zero.

E aí, você acha que Paulo Guedes vai conseguir entregar o que prometeu em 2018?

Leia mais: Paulo Guedes diz que “Brasil pode ir para hiperinflação muito rápido”

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br