O governo chinês deu mais um passo em direção a consolidação da sua moeda virtual ao permitir o download do aplicativo em lojas de apps conhecidas.
A versão piloto do app e-CNY, desenvolvida pelo departamento de moeda digital do Banco Central da China, ficou disponível nas lojas da Apple e Android nesta terça-feira em Shangai.
Entretanto, apenas alguns usuários de determinadas áreas e instituições com suporte a serviços providos pelo app e-CNY poderiam usá-lo. Segundo fontes chinesas, os moradores das províncias de Shenzhen, Suzhou, Xiongan, Zian, Qingdao, Shangai, Dalian e Changsha estão autorizadas a fazer o download.
Além de servir como uma carteira digital, o app também conta com serviços de exchange, identificação para circulação (passaporte sanitário), pagamentos e provavelmente integrará outras funções no futuro.

O app é lançado perto do ano novo lunar, onde as pessoas geralmente enviam dinheiro para amigos e familiares, conhecidos como “pacotes de presente digitais vermelhos”.
É esperado que as Olimpíadas de 2022 sirvam como um grande teste para o CBDC desenvolvido pelos chineses nos últimos 3 anos. Inclusive, um grupo de de senadores norte-americanos enviaram uma carta ao comitê olímpico do seu próprio país para proibir o uso da moeda digital chinesa.
O documento diz que a moeda pode ser usada como uma maneira de espionar os atletas norte-americanos, já que o governo chinês tem o total controle do aplicativo.