Um novo relatório da empresa de análise Santiment confirmou o que muitos analistas esperavam, que o fechamento das empresas centralizadas de negociação de criptomoedas na China criaria as condições ideias para o florescimento das finanças descentralizadas (DeFi).

Em 26 de setembro, os analistas da Wu Blockchain anunciaram que comunidades chinesas estavam discutindo aprender sobre DeFi. 

“Um grande número de usuários chineses entrará no mundo das DeFi, e o número de usuários da Metamask e dYdX vai crescer muito. Todoas as comunidades chinesas estão discutindo como aprender sobre DeFi.”, disse Wu em um tweet recente. 

Números de DeFi mostram crescimento exponencial

A Santiment quebrou os números do principais protocolos de DeFi e percebeu uma elevada atividade on-chain. Por exemplo, o total de usuários do protocolo de empréstimos da AAVE cresceu apesar da queda no preço:

Atividade diária da AAVE | Fonte: Santiment

O crescimento da atividade diária dos 15 maiores projetos DeFi usando ERC-20 superou e muito o crescimento da rede Ethereum:

Gráfico do crescimento de DeFI x rede Ethereum

A alta bate com as notícias de maiores restrições da China a empresas ligadas ao bitcoin e criptomoedas. 

Leia também:

Banimento é bom para o Bitcoin?

Para diversos analistas o banimento das criptomoedas na China pode trazer algumas vantagens para o setor de criptomoedas. 

Pelo menos esse drama definitivamente deu uma boa oportunidade para entrada dinheiro inteligente.”, afirmou a Santiment.

Já para James Lopp,  ex-desenvolvedor do Bitcoin Core, os problemas na China podem resultar em pressões para tornar o uso do bitcoin mais privado, conforme soluções criativas para negociar a criptomoeda são descobertas sob o regime autoritário. 

Controlar o uso de criptomoedas pode se tornar uma grande dor de cabeça para o Partido Comunista Chinês, visto que agora as transações serão feitas ilegalmente.  

Como diria Platão “a necessidade é a mãe da invenção”.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br