A Coinbase, a mais popular exchange dos Estados Unidos, está oferecendo aos clientes 1,25% de juros por ano por simplesmente segurar a moeda USD Coin (USDC) em suas contas.

Essencialmente, isso é semelhante aos bancos que oferecem aos usuários uma taxa de juros para guardar dinheiro em uma conta poupança. Os bancos geralmente emprestam e investem o dinheiro mantido em contas de poupança, e os juros pagos aos usuários são partes dos lucros do banco.

No entanto, a exchange declara explicitamente “A Coinbase não tem o direito de usar nenhum USDC que você possui na Coinbase”.

Então como a Coinbase está oferecendo esses juros?

Primeiro, é importante observar que a Coinbase é co-fundadora da CENTER, que é a organização que criou e gerencia a USD Coin. Portanto, a Coinbase tem uma motivação para transformar esse token na principal stablecoin.

Atualmente, o Tether (USDT) é a principal stablecoin com um total de tokens em circulação de US$ 4,13 bilhões, enquanto o USD Coin possui apenas um suprimento circulante de US $ 453.000 milhões.

Talvez a Coinbase esteja oferecendo interesse em manter a USDC para aumentar sua oferta de circulação, para que seja mais competitiva com a Tether . De fato, o interesse anual pela manutenção da moeda USD (USDC) é um recurso que o Tether (USDT) não possui. Isso dá uma vantagem ao token da CENTER.

Além disso, a Coinbase recebe taxas quando vendem USDC. Aparentemente, não há taxas ao usar uma conta bancária, mas para um cartão de crédito ou débito, a taxa é de 4%. Além disso, se o USD Coin for negociado por outra criptomoeda no Coinbase, haverá uma taxa de spread de 0,5%. Portanto, é possível que a Coinbase use parte do dinheiro para cobrir os rendimentos dos usuários.

A Coinbase afirma que uma das principais razões para esse programa de juros é que ele fornece um incentivo para os clientes manterem seu dinheiro na exchange, em vez de retirá-lo para um banco.

“Uma das coisas que sabemos que é uma má experiência do cliente é ter que transferir seu dinheiro da Coinbase para uma conta bancária [para] ganhar um pouco de juros na conta bancária”, disse Paul Katsen, gerente de produto da Coinbase. “Estamos tentando reunir algumas dessas experiências, mas torná-las tokenizadas e na Coinbase”.

Fonte: cryptoiq.