Registramos uma série de eventos não-usuais relacionados com a Coinbase e Tether nos últimos dias e o objetivo desta matéria é compartilhar alguns desses fatos com você, leitor do Cointimes, para aproveitar o final de semana para refletir e tirar suas próprias conclusões.

Stablecoins estão sendo minunciosamente investigadas pelo governo norte-americano.

Contas com USDT travadas na Coinbase

No dia 05 de janeiro de 2022, a página que investiga fraudes no mercado de criptomoedas – @Bitfinexed – reportou que a exchange de capital aberto, Coinbase, estava arbitrariamente congelando contas de usuários.

De acordo com uma imagem (cuja fonte não pode ser verificada), a empresa solicitava que o usuário retirasse seus USDTs (Tether) para que a conta fosse reativada.

reprodução imagem

Alguns comentários de resposta sugeriram que os congelamentos seriam de usuários localizados em países com proibições regulatórias contra a moeda da Tether, devido ao uso da palavra “geofenced”.

Geofenced é utilizado quando existe algum tipo de alerta ou limitação para quando um dispositivo entra em determinada área geográfica.

Previsão de “manutenção não programada” na Coinbase

A mesma conta publicou um tweet no dia 06 de janeiro dizendo que:

“A Coinbase vai encerrar as negociações antes da faixa dos 40k (dólares). ‘Manutenção não programada.’ O mercado irá se recuperar milagrosamente e eles voltarão online. Em ~24 horas.”

Na madrugada do dia 07 de janeiro, por volta da 1 hora da madrugada, a página fez uma nova publicação:

“Coinbase se preparando para encerrar as negociações pouco antes de perdermos os 40k. Dedos no botão para ‘manutenção não programada’.”

E inclusive postou um meme representando a Coinbase pronta para apertar um dos dois botões, em uma decisão difícil:

  • “Permitir que o varejo despeje nos falsificadores do mercado durante a queda do mercado;”
  • “Provar que @Bitfinexed estava certo sobre desligar a exchange”.
Meme descrito no texto

A página @CryptoWhale – com mais de 400k seguidores – também previu que isso poderia acontecer.

“(…) Agora observe como todas as principais exchanges de criptomoedas conspiram para ficar off-line para impedir que os preços caiam muito.

Acontece sempre. Esse mercado é manipulado por poucos no topo.”

O site Downdetector registrou 19 usuários reportando problemas com a Coinbase às 00:51h, alguns minutos antes das postagens com previsões tanto de @Bitfinexed, como de @CryptoWhale.

gráfico no site downdetector

E aproximadamente 12 horas depois, a Coinbase entrou em ‘manutenção planejada’ (mas nenhum aviso de manutenção havia sido dado com antecedência), travando todas as operações.

Tether se move, o mercado sobe e “tudo volta ao normal”

“(…) Pouco antes de perdermos os 40 mil, desligaram o varejo para que não vendessem, tether injeta quase um bilhão de dólares em dinheiro falso, o mercado se recupera e Coinbase está de volta. Eu não sou um gênio, esses idiotas são tão óbvios.”

Relacionado com o Whale Alert – alerta de baleia (bot no twitter que monitora grandes movimentações on-chain), a Tether havia comunicado que faria uma transferência cross-chain (entre blockchains) de $2 bilhões de USDT, para atender a demanda de uma “terceira parte”.

Algumas horas depois comunicou que o valor da transferência foi reduzido para $750M USDT por solicitação da “terceira parte”.

Estes comunicados têm sido comuns, com a intenção de oferecer transparência sobre as movimentações on-chain, para que o mercado saiba que o fornecimento circulante de USDT não está sendo alterado.

Nassim Taleb também comenta sobre o caso

O investidor e autor best seller especialista em encontrar cisnes negros no mercado também comentou sobre o caso.

“Se isso for verdade, está ocorrendo uma manipulação explícita. (…)”

USDC perde aproximadamente $4,0B de capitalização

Uma hora após os eventos descritos, a capitalização de mercado do USDC, stable coin lastreada em dólar da Coinbase, registrou uma queda de US $4 bilhões em alguns minutos.

Por se tratar de uma stablecoin, a perda de capitalização está ligada à quantidade de moedas em circulação, o que significa que – em teoria – foram retiradas de circulação (através da queima) cerca de 4 bilhões de dólares do tesouro da Coinbase, mas nenhuma queima de tokens foi registrada on-chain até o momento, como normalmente ocorre.

Confidencialidade dos relatórios

A Tether também entrou com um processo jurídico solicitando confidencialidade nos relatórios de transparência apresentados, ao constatar que as empresas Circle e CoinDesk compartilham de um investidor em comum – Digital Currency Group.

Eles alegam que exista um conflito de interesses, uma vez que a Circle é co-fundadora da moeda USDC (ao lado da Coinbase) e que os relatórios poderiam ser utilizados por sua concorrente para fins de estratégia corporativa.

Os relatórios de transparência foram imposições regulatórias por parte do governo dos EUA para garantir a legitimidade de todas as stablecoins.

O que podemos concluir?

É muito difícil tirar conclusões sobre o que está acontecendo, quais os motivos, as implicações sobre o mercado, se são eventos legítimos, fraudes ou mentiras.

A única conclusão possível é que tudo isso é muito estranho.

A sequência de acontecimentos deixa toda a situação ainda pior e o fato deste padrão ter sido observado no passado também é preocupante.

Se podemos dar alguma recomendação, é que os investidores mantenham seus olhos abertos e, se possível, não mantenham quantidades muito relevantes nas exchanges.

Recebam toda e qualquer informação de forma crítica e tentem verificar sempre os fatos.

Seja por parte de pessoas que estão investigando os casos, como portais de notícias (isso inclui o Cointimes), como por parte das exchanges e demais prestadoras de serviço.

“Don’t trust, verify” – “Não confie, verifique” e “faça suas próprias pesquisas” (DYOR).

A NovaDAX está completando três anos!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil completa três anos no mês de novembro e quem ganha é você! 

Serão até 30 moedas com taxa zero para transações e mais de 80 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.