Registramos uma série de eventos não-usuais relacionados com a Coinbase e Tether nos últimos dias e o objetivo desta matéria é compartilhar alguns desses fatos com você, leitor do Cointimes, para aproveitar o final de semana para refletir e tirar suas próprias conclusões.
Stablecoins estão sendo minunciosamente investigadas pelo governo norte-americano.
Contas com USDT travadas na Coinbase
No dia 05 de janeiro de 2022, a página que investiga fraudes no mercado de criptomoedas – @Bitfinexed – reportou que a exchange de capital aberto, Coinbase, estava arbitrariamente congelando contas de usuários.
🚨 Coinbase is randomly locking accounts that have Tethers, forcing them to withdraw the Tethers, before re-enabling the accounts 🚨
— Bitfinex’ed 🔥 Κασσάνδρα🏺 (@Bitfinexed) January 5, 2022
Are they trying to stop a run? 🤔
De acordo com uma imagem (cuja fonte não pode ser verificada), a empresa solicitava que o usuário retirasse seus USDTs (Tether) para que a conta fosse reativada.
Alguns comentários de resposta sugeriram que os congelamentos seriam de usuários localizados em países com proibições regulatórias contra a moeda da Tether, devido ao uso da palavra “geofenced”.
Geofenced é utilizado quando existe algum tipo de alerta ou limitação para quando um dispositivo entra em determinada área geográfica.
Previsão de “manutenção não programada” na Coinbase
A mesma conta publicou um tweet no dia 06 de janeiro dizendo que:
“A Coinbase vai encerrar as negociações antes da faixa dos 40k (dólares). ‘Manutenção não programada.’ O mercado irá se recuperar milagrosamente e eles voltarão online. Em ~24 horas.”
Coinbase will shutdown trading just before 40k breaks. “Unscheduled maintenance.” The market will then miraculously recover, and they’ll come back online. ~24hrs.
— Bitfinex’ed 🔥 Κασσάνδρα🏺 (@Bitfinexed) January 6, 2022
Na madrugada do dia 07 de janeiro, por volta da 1 hora da madrugada, a página fez uma nova publicação:
“Coinbase se preparando para encerrar as negociações pouco antes de perdermos os 40k. Dedos no botão para ‘manutenção não programada’.”
Coinbase getting ready to shut down the exchange just before 40k drops. Fingers on the button for 'unscheduled maintenance.'
— Bitfinex’ed 🔥 Κασσάνδρα🏺 (@Bitfinexed) January 7, 2022
E inclusive postou um meme representando a Coinbase pronta para apertar um dos dois botões, em uma decisão difícil:
- “Permitir que o varejo despeje nos falsificadores do mercado durante a queda do mercado;”
- “Provar que @Bitfinexed estava certo sobre desligar a exchange”.
A página @CryptoWhale – com mais de 400k seguidores – também previu que isso poderia acontecer.
“(…) Agora observe como todas as principais exchanges de criptomoedas conspiram para ficar off-line para impedir que os preços caiam muito.
Acontece sempre. Esse mercado é manipulado por poucos no topo.”
#Bitcoin is tanking fast.
— Mr. Whale (@CryptoWhale) January 7, 2022
Now watch as all the top crypto exchanges collude to go offline to stop prices from plunging too far.
Happens every time. This market is rigged by the few at the top.
O site Downdetector registrou 19 usuários reportando problemas com a Coinbase às 00:51h, alguns minutos antes das postagens com previsões tanto de @Bitfinexed, como de @CryptoWhale.
E aproximadamente 12 horas depois, a Coinbase entrou em ‘manutenção planejada’ (mas nenhum aviso de manutenção havia sido dado com antecedência), travando todas as operações.
Oh look, CoinBase is down. 🤣 https://t.co/ZwBrybEYH0 pic.twitter.com/SYoJDfBigY
— Mr. Whale (@CryptoWhale) January 7, 2022
Tether se move, o mercado sobe e “tudo volta ao normal”
“(…) Pouco antes de perdermos os 40 mil, desligaram o varejo para que não vendessem, tether injeta quase um bilhão de dólares em dinheiro falso, o mercado se recupera e Coinbase está de volta. Eu não sou um gênio, esses idiotas são tão óbvios.”
What the fuck did I tell you guys?
— Bitfinex’ed 🔥 Κασσάνδρα🏺 (@Bitfinexed) January 7, 2022
Just before 40k drops, shut out retail traders from selling, tether injected nearly a billion dollars of fake money, market recovery, and coinbase is back.
I’m not a genius, these assholes are just that obvious. pic.twitter.com/u25rwEmzQB
Relacionado com o Whale Alert – alerta de baleia (bot no twitter que monitora grandes movimentações on-chain), a Tether havia comunicado que faria uma transferência cross-chain (entre blockchains) de $2 bilhões de USDT, para atender a demanda de uma “terceira parte”.
The 3rd party decided to reduce the total swap for today from 2B to 750M. Tether will shortly burn the 750M received on Tron TRC20 network. https://t.co/680cgnTKc2
— Tether (@Tether_to) January 7, 2022
Algumas horas depois comunicou que o valor da transferência foi reduzido para $750M USDT por solicitação da “terceira parte”.
Estes comunicados têm sido comuns, com a intenção de oferecer transparência sobre as movimentações on-chain, para que o mercado saiba que o fornecimento circulante de USDT não está sendo alterado.
Nassim Taleb também comenta sobre o caso
O investidor e autor best seller especialista em encontrar cisnes negros no mercado também comentou sobre o caso.
If true, there is explicit manipulation. Coinbase went down "for maintenance" when BTC got close to 40K. https://t.co/7zrhynDuXY
— Nassim Nicholas Taleb (@nntaleb) January 7, 2022
“Se isso for verdade, está ocorrendo uma manipulação explícita. (…)”
USDC perde aproximadamente $4,0B de capitalização
Uma hora após os eventos descritos, a capitalização de mercado do USDC, stable coin lastreada em dólar da Coinbase, registrou uma queda de US $4 bilhões em alguns minutos.
🚨 BREAKING: #USDC market cap just decreased by ~$4B in minutes. Let me guess, they are gonna say its another API or Solana problem again. #Retweet pic.twitter.com/6uT8QyTJIt
— WallStreetPro (@wallstreetpro) January 7, 2022
Por se tratar de uma stablecoin, a perda de capitalização está ligada à quantidade de moedas em circulação, o que significa que – em teoria – foram retiradas de circulação (através da queima) cerca de 4 bilhões de dólares do tesouro da Coinbase, mas nenhuma queima de tokens foi registrada on-chain até o momento, como normalmente ocorre.
Confidencialidade dos relatórios
A Tether também entrou com um processo jurídico solicitando confidencialidade nos relatórios de transparência apresentados, ao constatar que as empresas Circle e CoinDesk compartilham de um investidor em comum – Digital Currency Group.
Tether asks court to protect confidential information of private companies⬇️https://t.co/AZClJT3R0R
— Tether (@Tether_to) January 7, 2022
Eles alegam que exista um conflito de interesses, uma vez que a Circle é co-fundadora da moeda USDC (ao lado da Coinbase) e que os relatórios poderiam ser utilizados por sua concorrente para fins de estratégia corporativa.
Os relatórios de transparência foram imposições regulatórias por parte do governo dos EUA para garantir a legitimidade de todas as stablecoins.
O que podemos concluir?
É muito difícil tirar conclusões sobre o que está acontecendo, quais os motivos, as implicações sobre o mercado, se são eventos legítimos, fraudes ou mentiras.
A única conclusão possível é que tudo isso é muito estranho.
A sequência de acontecimentos deixa toda a situação ainda pior e o fato deste padrão ter sido observado no passado também é preocupante.
Se podemos dar alguma recomendação, é que os investidores mantenham seus olhos abertos e, se possível, não mantenham quantidades muito relevantes nas exchanges.
Recebam toda e qualquer informação de forma crítica e tentem verificar sempre os fatos.
Seja por parte de pessoas que estão investigando os casos, como portais de notícias (isso inclui o Cointimes), como por parte das exchanges e demais prestadoras de serviço.
“Don’t trust, verify” – “Não confie, verifique” e “faça suas próprias pesquisas” (DYOR).