Passfolio

O braço de análise da exchange Coinbase, Coinbase Tracer, fornecerá à Agência de Imigração e Aplicação da Alfândega dos EUA (ICE) dados sobre os usuários de criptomoedas, incluindo seus “dados históricos de rastreamento geográfico” e histórico de transações, de acordo com um contrato obtido pelo grupo Watchdog Tech Inquiry,

O contrato acrescenta detalhes ao que era anteriormente conhecido sobre o acordo de três anos entre a exchange de criptomoedas e o ICE, o braço de aplicação da lei do Departamento de Segurança Nacional dos EUA (DHS). A notícia foi publicada primeiramente no Intercept.

Um representante da Coinbase negou que as informações fornecidas pelo software analítico sejam os dados dos clientes da exchange.

“Todos os recursos do Coinbase Tracer utilizam dados que são totalmente obtidos de dados on-line, disponíveis ao público, e não incluem nenhuma informação pessoalmente identificável para ninguém, ou qualquer dado proprietário do usuário do Coinbase”, disse o porta-voz ao CoinDesk.

O acordo, assinado em setembro passado por um máximo de US $1,37 milhão, é um dos vários pequenos contratos entre a Coinbase e agências governamentais dos EUA. Em agosto de 2021, a Coinbase assinou um contrato menor com a ICE no valor de US $29.000 para fornecer à agência licenças para seu software analítico.

Em abril de 2021 e maio de 2020, a Coinbase vendeu licenças – ambas inicialmente inferiores a US $50.000 – ao Coinbase Tracer para o Serviço Secreto dos Estados Unidos.

O Coinbase Tracer, anteriormente conhecido como Coinbase Analytics, já enfrentou controvérsia antes. O ramo da bolsa responsável pelo desenvolvimento do software surgiu da aquisição da empresa de inteligência Neutrino pela Coinbase em 2019, cuja equipe executiva trabalhou anteriormente com uma startup que vendia spyware para vários governos, incluindo a Arábia Saudita, conhecida por abusos dos direitos humanos.

Leia mais:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.