A Coinhive é um serviço de mineração da criptomoeda Monero que pode ser integrado em websites.

Ela ficou famosa por ser usada para minerar moedas sem o consentimento de usuários (famoso crypto-jacking), mas também por ser usada pela Unicef para arrecadar fundos para crianças carentes.

https://cointimes.com.br/crypto-jacking-ou-criptosequestro-o-que-e/

Em uma surpreendente noticia no blog da companhia, a Coinhive anunciou que fechará suas portas no dia 8 de março de 2019.

O serviço conta que desde a última atualização a criptomoeda Monero perdeu grande parte do seu poder de mineração. Outro contribuidor para fazer o negócio fechar foi o crash do Monero que acabou perdendo 85% do seu valor no último ano.


Quer ganhar Bitcoins?
A gente te ajuda nisso.
Abra uma conta grátis!


 

Monero gráfico cotação
Gráfico com o preço do Monero até 06/03

Mas além do mercado em baixa, um outro fator pode ter contribuído para a o fechamento do negócio, as constantes mudanças no algoritmo de mineração do Monero talvez tenha dificultado ainda mais o trabalho dos desenvolvedores do site.

Enfim, muitos comemoraram o anúncio de fechamento da Coinhive pois ela era muito para fins nada positivos. Por outro lado, o site oferecia uma ferramenta de instalação fácil e até onde sabemos segura.

UNICEF perde fonte renda

unicef mineração

Em abril de 2018 a Unicef Austrália executou uma brilhante ideia, permitir a doação de poder computacional. A força computacional é usada para minerar Monero, utilizando a ferramenta da Coinhive.

O site feito para isso, chamado “Hope Page“, chegou a ter mais de 30 mil doadores conectados, ainda hoje ele tem cerca de 1200 pessoas quase sempre online.

Não conseguimos dados diretos da UNICEF sobre a quantidade arrecadada com a página, porém fizemos algumas estimativas baseadas na quantidade de média de pessoas que observamos no site.

Utilizamos uma calculadora de mineração e a tabela de dados com os hashs por segundo de cada CPU. Usamos um i5 4460 como base para o cálculo de hash doado por pessoa e reduzimos o valor pela metade (nem todo mundo doa 100% do seu poder de computacional).

Com uma base de 5 mil doadores mensais (sabemos que esse número chega a mais de 30 mil em alguns dias), calculamos que a UNICEF recebia cerca de R$ 8700,00 em Monero por mês.

Algumas alternativas para a Coinhive estão surgindo, mas até agora a UNICEF continua usando a solução que será descontinuada

Este tipo de conteúdo é relevante para você ou alguma pessoa que você conhece? Se for, siga e compartilhe a página do Cointimes e se mantenha sempre atualizado no mercado – FacebookTwitterInstagram.


BitPreço, o maior marketplace da América Latina. Compare os preços das principais exchanges do Brasil e mundo, e compre Bitcoin, Ethereum e USDT pelo melhor preço sempre.

Crie sua conta grátis agora!