O universo das criptomoedas está lotado de golpes e fraudes, por isso você deve desconfiar até da própria sombra. Na terça-feira, um colecionador comprou um NFT anunciado no site oficial do artista Banksy por 100 ethers (R$ 1,91 mi), que acabou sendo revelado como uma obra de arte falsa.

O token foi criado pelo usuário do marketplace de NFT OpenSea “gaakmann” e foi intitulado de “Great Redistribution of the Climate Change Disaster” ou A Grande Redistribuição do Desastre da Mudança Climática, em tradução livre. A sua descrição tinha um link para uma página do site oficial do Banksy que, apesar de ter sido removido posteriormente, pode ser verificado pelo WayBackMachine.

NFT falso de Banksy

Por conta da obra ter sido exposta no site oficial, o colecionador de obras digitais Pranksy acreditou e ofereceu 100 ethers, que foram prontamente aceitos pelo vendedor. Pouco tempo depois, a página /NFT do site de Banksy já havia sido removida, o que fez o comprador desconfiar de que havia caído em um golpe.

Alguns poderiam dizer que isso seria “a cara do Banksy”, já que o artista é famoso por criar inusitadas “pegadinhas” (ironicamente chamadas de ‘pranks’ em inglês). Foi o caso da obra “Love is in the bin”, que possuía um mecanismo de autodestruição para ser picada após a venda.

obra oficial de Banksy

Alegadamente, Banksy queria que a obra fosse destruída por completo, mas o mecanismo falhou e o desenho foi picado apenas pela metade. O comprador, na ocasião, teve oportunidade de renegociar e escolheu manter sua oferta de mais de 1 milhão de libras (cerca de 7 milhões de reais).

No caso do NFT, porém, Bansky não se pronunciou e o seu publicitário Jo Brooks afirmou ao The Art Newspaper que o artista “não criou nenhuma obra de arte NFT” e que “nenhum leilão de NFT do Banksy é afiliado ao artista de qualquer forma”.

O que é ironia, o que é real e o que não é geralmente está pelo menos um pouco incerto com Banksy. Embora as negações de sua equipe pareçam claras, eles não retornaram a nenhum portal de notícias sobre como o link para o NFT acabou no site de Banksy.

Sem explicação, o dinheiro foi devolvido

Algumas horas depois, Pranksy revelou no Twitter que o suposto golpista devolveu quase a totalidade do valor para sua carteira digital. Diferentemente do hacker da Polygon, que fez uma sessão de perguntas e respostas no blockchain do Ethereum, o falso Banksy não explicou o motivo da devolução.

Como a história é confusa e cheia de ironias, alguns usuários no Twitter acusaram Pranksy de bolar tudo sozinho para receber atenção. Ele negou dizendo que “nunca arriscaria um relacionamento futuro com Banksy ou qualquer outro artista contratando alguém para hackear seu site e depois comprar um #NFT de mim mesmo, que dia incomum!”.

No momento da publicação desta matéria, Pranksy acumula quase 40 mil NFTs em sua conta no OpenSea e já criou outros 916.

Leia mais:

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br