Coingoback

É normal ao entrarmos nos fóruns vermos alguma análise gráfica com figuras e linhas, onde detalham os prováveis próximos movimentos.

Alguns acreditam, muita gente não acredita… Porém, vamos entender a origem para que possamos entender melhor a eficácia desse método?

Onde surgiu a Análise Gráfica/Técnica?

A Análise Técnica era utilizada na Bolsa de Mercados Futuros de Arroz, (Bolsa de Arroz Dojima) tendo registros que já era utilizada no Século XVII, em Osaka no Japão, por Monehisa Homma.

O mesmo, escreveu diversos livros sobre suas técnicas, inclusive livros sobre os candlesticks (velas), método de análise mais utilizado no mundo de análise gráfica.

As Três Premissas da Análise Gráfica

O método tem 3 premissas:

1 – Os preços descontam tudo.
2 – Os preços se movem em tendência.
3 – A história se repete.


O que isso pode nos dizer? Como é formado o preço?

Como é formado o preço?

Uma pergunta básica, porém essencial é essa. Já pararam para pensar como o preço é formado ?

O preço nada mais é que o consenso entre milhares/milhões/Bilhões de pessoas sobre um determinado produto, serviço.

Portanto, a formação de valor se dá de forma dinâmica e pelo consenso de bilhões de pessoas, ao falarmos de um ativo como o Bitcoin em que sua negociação é feita globalmente, por diversas sociedades e culturas.

Tal teoria sobre os preços é baseada na Teoria do Mercado Eficiente, que iremos descrever brevemente a seguir.

Teoria do Mercado Eficiente

A Teoria do Mercado Eficiente é uma hipótese polêmica sobre o Mercado, que diz que o Preço reflete todas as informações existentes, de modo que não haja ativos “caros” nem “baratos “.

Tal hipótese foi formulada no final do século XX, pelo economista Eugene Fama, desde então é um dos pilares do Mercado Financeiro.

Dentro da teoria há “níveis de eficiências” e, estes se dão pela fluidez das informações dentre os participantes do mercado.

Na prática, é de nossa opinião que embora se lute contra toda e qualquer informação privilegiada, a simetria (igualdade) de informações não existe e, portanto, há assimetrias de mercado e distorções do preço.

Figuras, Linhas, Suportes e indicadores

Para o público que desconhece a teoria e os fundamentos da análise gráfica, é comum estranharem o linguajar um pouco mais técnico quando analisam um estudo proposto por algum analista, porém, há uma base fundamental por trás disso.

As figuras de linhas e zonas chave são formadas graças a estudos e princípios estatísticos, que retratam padrões de comportamentos das pessoas em determinadas faixas de preço e nos permitem antever certos movimentos e ter melhores resultados.

Nós, da Financial Move prezamos por divulgar nossas análises com uma linguagem mais acessível, a fim de traduzir de forma direta o que pode de fato acontecer com o mercado. Afinal, a maioria não se importa se tem uma figura A ou B, né? Todos queremos saber o que pode acontecer.

Suportes e Resistências

São faixas de preço onde podemos encontrar uma concentração de compradores/vendedores.

Isso pode ser observado nos gráficos de candlesticks ou qualquer outro que vier a utilizar (há inúmeros métodos).

O conceito que é essencial saber é:

Suporte: São faixas de preços onde se há um grande número de compradores, pois acredita-se que aquele ativo “esta barato” ao atingir determinada faixa de preço, lembrando que é sempre uma zona de preços, nunca um valor exato. Portanto, comprar no suporte é o melhor ponto de compra para se entrar no mercado e o pior ponto de venda.

Resistência: São faixas de preços onde se há um grande número de vendedores, pois acredita-se que aquele ativo “esta caro” ao atingir um determinado valor, lembrando que nunca é um valor exato, mas sim, uma faixa de preços. Comprar na resistência é o pior ponto de compra para se entrar no mercado e o melhor ponto de venda.

https://financialmove.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Exemplo-Suporte-Resistência-1024x540.png

Conclusão sobre Análise Gráfica

Portanto, a Análise Técnica/Gráfica nada mais é que um estudo estatístico e matemático que busca nos revelar o padrão de comportamento de bilhões de pessoas, de diversas culturas e em toda parte do mundo, em zonas específicas de preço.

Buscamos maximizar os resultados através da compra/venda em zonas de maior probabilidade de sucesso. Nunca será previsão de futuro, sempre será maximização de probabilidades

É uma ferramenta a mais que nos auxilia sobre como nos portar perante nossos investimentos.

Em particular, acreditamos que a Análise Gráfica deva ser utilizada para posições de curto prazo, como ajuste no preço de compra e venda.

Porém, a Análise Fundamentalista (análise mais robusta sobre os valores de uma empresa/mercado/ativo) deva ser voltada para a visão de Longo Prazo.

Não acreditamos em modelos de análise gráfica com previsões para 2020-2025 uma vez que a análise é uma foto do momento, que pode ser distorcida facilmente com uma notícia ou algum fato que distorça o mercado (como por exemplo, ETF do Bitcoin).

Você pode conferir nossas análises gráficas sobre o Bitcoin no link abaixo: Análise técnica do Bitcoin.

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram.

Compre e venda Bitcoin e outras criptomoedas na Coinext
A corretora completa para investir com segurança e praticidade nas criptomoedas mais negociadas do mundo.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br