Passfolio

As criptomoedas vêm se tornando um fenômeno no mercado cripto, principalmente com o crescimento do Bitcoin, do Ether e de outros tipos de criptoativos. Mas como avaliar o preço de uma criptomoeda para entender se faz sentido investir nela?

Flávia Jabur conversa com Helena Margarido, especialista em Blockchain e moedas digitais há 10 anos, sobre como realizar uma análise para saber se é o momento ideal para comprar criptoativos, entender como o mercado funciona, observar a volatilidade desses criptos e mais!

Como avaliar o preço de uma criptomoeda?

Primeiramente, é preciso ter em mente a importância de distinguir as classes de criptoativos existentes para pensar se faz sentido sempre falar em regulamentações para criptomoedas ou de regulamentações estritas para criptos específicos.

Quando essa distinção é feita, é possível entender que existem diversos tipos de criptoativos e que cada um pode ter uma forma diferente de realizar a análise para a sua precificação final.

Passfolio

Quando se trata principalmente do Bitcoin, estamos passando, no primeiro semestre de 2022, por um momento em que o seu preço está em queda, após atingir a alta histórica no fim de 2021. Esse momento, que muitos acabam achando que é o Bear Market, na verdade é o de correção do mercado, o que não impede o mercado de, no futuro, entrar no Bear Market.

A expressão Bear Market é utilizada para indicar tendências de queda nos preços de criptomoedas e ativos. Os investidores que acreditam em um cenário contínuo de baixa são os chamados bears, ou ursos.

Qual o momento para comprar criptomoedas?

Apesar de diversas pessoas quererem fazer parte do mercado cripto quando os preços estão nas alturas e todos estão empolgados, muitos não sabem que uma das melhores oportunidades para comprar criptomoeda é enquanto o mercado está em correção e não entra no Bear Market.

E quem está há anos no mercado e entende os fundamentos fortes do Bitcoin, sabe analisar o cenário e entender que ele já passou por momentos parecidos ao longo dos últimos anos e sempre se recuperou.

É importante, também, entender que existe um mundo além do Bitcoin, com outras criptomoedas que podem até mesmo, no futuro, se igualar à ele ou até ultrapassar, no valor, sem que o BTC perca a relevância, como o Ether, a moeda digital da rede Ethereum.

Além de ser uma ótima oportunidade para comprar enquanto o mercado está em correção, também é um ótimo momento para estudar sobre ele, o que está acontecendo, as outras fases de correção no passado, se atualizar sobre as próximas tendências e no que ficar de olho para os próximos meses e anos, além de conhecer outros projetos de criptomoeda para além do BTC.

Como a Helena fala no final do episódio: “tem vida dentro do Bear Market para quem é entusiasta de cripto. Tem vida após o Bear Market para quem é entusiasta de cripto.”. O mercado segue ciclos bem pontuados, tendo o marco como o halving do Bitcoin, que aconteceu em 2020 e é esperado ocorrer em 2024.

Iremos viver novamente uma queda na oferta de novos Bitcoins, com a demanda permanecendo constante e o preço subindo em seguida. E você quer estar preparado para quando isso ocorrer, então aproveite o momento do mercado para comprar seus BTCs.

Se interessou? Você pode ficar por dentro de todos os episódios lançados na página oficial do Talkenização!

Quer saber mais sobre o universo da tokenização e dos investimentos no Brasil e no mundo? Confira o perfil da Liqi no Instagram.

Passfolio