Comprar bitcoins em exchanges não é a única forma de obter unidades dessa criptomoeda. Nesse post vamos te ensinar diferentes formas de conseguir bitcoins.

Como conseguir bitcoins

De fato, existem outras formas de conseguir bitcoins para pagar por produtos e serviços, fazer trade, transferência internacional ou simplesmente investir.

Quer saber quais são?

Vamos lá!

1 – Comprar em exchange

A primeira forma mencionada é a de comprar bitcoins em exchanges, que para muitos é a mais fácil e segura. As exchanges são bolsas de bitcoins que facilitam as transações entre particulares, sem que o comprador saiba quem é o vendedor e vice-versa. É a maneira mais segura de se adquirir bitcoins e outras criptomoedas.

Nas exchanges é visível a disposição do preço segundo oferta e demanda, pois as pessoas colocam as chamadas ordens de compra ou de venda com um preço que eles acham justo. Se tiver alguém disposto a fazer a transação por essa quantia, a ordem é executada e se transferem os valores através da exchange.

Também a exchange mostra o valor médio para comprar ou vender diretamente, executando as ordens automaticamente. Conheça as melhores exchanges de bitcoin do Brasil.

2 – Vender produtos em troca de bitcoins

A segunda forma mencionada para conseguir bitcoins é vender produtos ou serviços e pedir pagamento em bitcoins. Para isso existem diversas ferramentas que fazem isso cada vez mais fácil. Existem plataformas, por exemplo, que fazem essa intermediação e permitem que uma pessoa ou uma loja (online ou não) aceite bitcoins.

No Brasil você pode procurar a Foxbit para receber seus pagamentos em bitcoin, nos Estados Unidos existe a Bitpay. Outra opção é receber o seu salário diretamente em bitcoins utilizando BitWage.

Cada plataforma explica direitinho como fazer para utilizá-las. Ai pode escolher se você quer receber esse dinheiro em reais (que serão depositados na sua conta) ou em bitcoins (que podem ser armazenados na plataforma ou enviados para uma bitcoin wallet, se você já tiver uma).

3 – Comprar diretamente de outra pessoa

A opção de comprar diretamente a uma pessoa também existe e pode ser feita de várias formas. Pode ser contactando com alguém de forma particular (pessoalmente, por Facebook, telefone…) e fazer a troca: um deposita na conta do outro, e esse transfere os bitcoins para a carteira do comprador.

Também existem plataformas que ajudam a encontrar pessoas que querem comprar e vender bitcoins desse jeito. O exemplo mais conhecido é o Localbitcoins.

Mas fique atento, pois muitos golpes ocorrem neste tipo de negociação chamada de P2P (peer-to-peer), é uma forma menos segura e muitas vezes mais cara de comprar ou vender bitcoins.

4 – Minerar Bitcoin

Você também pode minerar bitcoins, que em poucas palavras é colocar um hardware específico de mineração a serviço do protocolo.

Como vamos ver nos próximos parágrafos, o protocolo do bitcoin evita a emissão dupla através da comprovação coletiva (P2P) de transações. Quem, através do seu hardware de mineração, resolve os problemas criptográficos recebe uma recompensa em bitcoins.

Para isso é bom saber duas coisas: você precisa de um capital inicial e também de local apropriado, pois a mineração consome uma grande quantidade de energia elétrica, além de gerar muito calor. Tentar minerar sem calcular os custos, produz mais gasto do que lucro em bitcoins.

5 – Utilizar faucets

A forma que quase todo mundo usava pra entrar no mundo bitcoin era utilizar faucets para ganhar pequenas quantidades de bitcoins. Faucet, na tradução do inglês, é torneira e, como você sabe, torneira pinga de pouco em pouco. Esse é o funcionando das faucets de bitcoin, que nada mais são do que sites que você coloca seu endereço bitcoin, preenche um captcha e recebe frações até 1000 satoshis.

Hoje em dia, não é mais recomendado usar faucets, pois você vai demorar muito tempo pra conseguir cerca de 1 ou 2 reais por dia, mas elas já pingaram de 0.5 a 1 bitcoin na época que a moeda digital valia centavos.

Vale salientar que muitos faucets contém scripts maliciosos que podem roubar seus dados. Realmente, não existe almoço grátis.

Essas são a 5 formas básicas para conseguir bitcoins! Quer mais?

Bônus – Como conseguir bitcoins fazendo compras

Outra forma de conseguir bitcoins é simplesmente fazendo suas compras na internet normalmente. ISSO MESMO! Dá para receber bitcoins de volta pelas compras que você já faz no dia a dia.

No CoinGoBack, você pode encontrar cashbacks de até 15% por loja, ou seja, você faz a compra na loja parceira e pode ganhar de volta até 15% do valor gasto na compra convertidos em Bitcoins ou Nano.

Mesma ideia da Meliuz, mas aqui você não tem o app. Você instala a extensão do Google Chrome, acessa um site parceiro, e a extensão logo avisa que a loja oferece cashback.

É só clicar em “ativar” na janela da extensão e concluir a compra na loja. Todos os status do dinheiro de volta da compra serão informados na conta do usuário do CoinGoBack.

Cadastre-se pelo link e ganhe R$5,00 em bitcoin.

Post originalmente escrito por Guto Schiavon, mas recentemente revisado e atualizado por Gustavo Marinho.

Você gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais! Siga e compartilhe a página do Cointimes para se manter atualizado com os conteúdos mais relevantes. Estamos em todas as mídias sociais também: FacebookTwitterInstagram.