É fato que basear qualquer coisa em um tweet do presidente Donald Trump é algo difícil. Mas os preços do petróleo subiram 24% na quinta-feira, então deve existir alguma relação:
Just spoke to my friend MBS (Crown Prince) of Saudi Arabia, who spoke with President Putin of Russia, & I expect & hope that they will be cutting back approximately 10 Million Barrels, and maybe substantially more which, if it happens, will be GREAT for the oil & gas industry!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 2, 2020
Já falamos sobre essa negociação na matéria “Trump negocia corte de produção de petróleo“, mas devemos falar das consequências, que foram significativas.
Como o tweet é cheio de incertezas e “esperanças”, ele não é completamente confiável, espero que seu trade em PETR4 não tenha se baseado inteiramente nele.
Podemos assumir que o número dos “10 milhões de barris” (e subsequentes “15 milhões”) do tweet provavelmente deve ser de 10 a 15 milhões de barris por dia. O que significaria um freio significativo de 45% na produção de petróleo.
Porém, é necessário que tenhamos em mente que esse número pode estar errado. Uma possibilidade é que Trump não entendeu bem, se enganou, foi enganado ou não estava sendo totalmente sincero.
Fato é que os mercados reagiram a notícia, que notavelmente faria os preços do barril de petróleo se recuperarem, e as ações da Petrobras viram uma valorização absurda na abertura do dia 2.
Isso significou um ganho de R$ 30 bilhões em valor de mercado para a empresa estatal.
Porém, esses 30 parecem muito esticados, levando em conta que o mercado já recuou dois terços.
