Passfolio

Chineses em busca de reaver suas economias de vida protagonizaram um dos maiores protestos na China desde o início da pandemia. Quatro bancos rurais estão mantendo contas de clientes congeladas desde abril.

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais vídeos dos protestos onde as pessoas se reuniram em frente a filial da cidade de Zhengzhou do Banco Central da China. O protesto começou pacífico, mas houve violência que supostamente começou por parte da polícia.

Em vídeo, é possível escutar os manifestantes chamando a polícia de “máfia”:

Segundo relatos, os bancos rurais interromperam os saques para melhorar a infraestrutura do banco, mas os clientes reclamam que estão desde abril sem acesso ao próprio dinheiro e ainda não tiveram atualizações sobre o caso. De acordo com a mídia local, os depósitos bancários congelados chegam a US $1,5 bilhão.

Steven Jiang, chefe do escritório da CNN Internacional em Beijing, disse que “os maiores afetados foram chineses com baixos salários que colocaram suas economias de vida nestes bancos porque tiveram fé no sistema bancário, mas acabaram perdendo tudo” devido aos supostos problemas de liquidez.

Ainda segundo Jiang, a polícia provavelmente foi extremamente incisiva por se tratar de um grande protesto em um ano em que Xi Jinping se prepara para começar outro mandato como Presidente da República Popular da China, então há uma preocupação com a imagem política.

Após os protestos, as autoridades de Henan prometeram na segunda-feira (11) que os clientes que depositaram 50 mil yuans ou menos serão pagos a partir de 15 de julho, e que os demais seriam pagos “mais tarde”.

O prejuízo que essas pessoas tiveram evidencia o quão necessário é um sistema de pagamentos que não dependa da confiança em intermediários. E o banimento do Bitcoin na China só revela o quanto o governo teme que a criptomoeda possa realmente substituir o sistema tradicional no país.

Veja também:

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.