• O Bitcoin tem um sério problema de privacidade que resultou na apreensão de criptomoedas de manifestantes no Canadá
  • O Paynym é uma implementação tecnológica que pode resolver parte desses problemas

Em meio a prisões, congelamento ilegal de fundos, os caminhoneiros do “Comboio da Liberdade” no Canadá resolvem levantar fundos em Bitcoin pelo seu caráter descentralizado, mas o que poucos sabem é que o governo do Canadá estava observando todas as transações de bitcoin da rede e ficou pronto para confiscar os mais de  US$5000.000,00 em BTC. 

Os caminhoneiros que protestavam contra a burocracia estatal no Canadá tiveram suas contas bancárias bloqueadas, o dinheiro de parentes e amigos congelados e foram vítimas de brutais ataques policiais. A última esperança, a arrecadação de bitcoins também falhou miseravelmente, graças a falta de implementação dos Paynyms. 

Essa história poderia parecer vir de um futuro distópico de George Orwell, mas ela aconteceu em 2022 diante dos nossos olhos. 

Mas antes de eu explicar o que são Paynyms, primeiramente precisamos deixar claro que todas as transações na rede do bitcoin são públicas e facilmente auditáveis. Isso significa que se você criar um  endereço e pedir doações, o governo ou qualquer pessoa pode seguir o dinheiro e pedir que toda e qualquer corretora de bitcoin bloqueie os fundos assim que tocarem no endereço delas. 

Como dificultar a vida dos bisbilhoteiros? Paynym para salvar o dia

Pensando nessas dificuldades, os desenvolvedores do Bitcoin (BTC) imaginaram uma maneira inteligente para tornar mais complexa a vida de bisbilhoteiros no blockchain, o BIP 47

A proposta de melhoria do bitcoin 47 cria um padrão para “códigos reusáveis de pagamento”. Em outras palavras, um mesmo código pode ser usado para gerar diferentes endereços de bitcoin.  O Paynym nada mais é que a implementação da carteira Samourai Wallet para a Proposta de Melhoria do Bitcoin 47 (BIP 47). 

E o mais interessante disso é que a Paynym cria também um avatar, facilitando a identificação dos contatos. 

Meu código reusável é: PM8TJYGjqEJcHyNzdGQrbf7KQL7AQFgTHxkt9abRNMukAdPZWjWCdfNFonWqSQDuqB7xVnAUwRRC4unrptXCaemKYNymNKGKNgyfXtSADyBSuNL4fgCc

E meu robô Paynym é esse:

Como o Paynym funciona?

Os meandros criptográficos dos Paynyms estão bem descritos no Github do BIP 47  e o objetivo não é descrevê-los aqui visto que esse é um artigo de introdução. Mas o processo simplificado do funcionamento desta ferramenta é o seguinte.

Imaginemos dois amigos, a Alice e o caminhoneiro Roberto querendo transacionar bitcoin sem que um terceiro saiba sobre todas as transações entre eles.

  1. Roberto posta o endereço de Paynym nas suas redes sociais via QR Code ou o código puro. 
  2. Alice abre sua carteira Samourai e “escaneia” o QR code de Roberto
  3. Alice segue Roberto
  4. Alice paga uma fee de 15.000 sats + taxa de transação para se conectar a Roberto
  5. Alice espera a confirmação no blockchain e agora pode construir transações para carteiras que apenas Roberto pode gastar
  6. Alice pode mandar quantas transações quiser para o caminhoneiro, sempre gerando novos endereços de uso exclusivo de Roberto. 

Por baixo do capô são esses os passos tomados:

Funcionamento do Paynym

Como conseguir um Paynym?

Em toda a instalação inicial da Samourai Wallet você poderá optar por receber um PayNym bastando fazer o “Claim” de graça. Se você já tem uma Samourai Wallet, basta clicar no (+) em azul e apertar PayNyms para recebê-lo. 

Na mesma tela aparecem as opções para seguir e quem são seus seguidores, além de compartilhar o Nym, escanear, sincronizar, assinar mensagens e ativar todos os códigos de pagamento. 

Paynyms

Por que robôs? 

Os os robôs “Nyms” são gerados por meio de um hashing (função matemática) do código de pagamento. Além de ser bem divertido, os robôs ajudam na memorização e a mesma coisa se aplica ao nome único de cada Nym. 

É bem mais fácil lembrar de +orangewood793 que do código: PM8TJYGjqEJcHyNzdGQrbf7KQL7AQFgTHxkt9abRNMukAdPZWjWCdfNFonWqSQDuqB7xVnAUwRRC4unrptXCaemKYNymNKGKNgyfXtSADyBSuNL4fgCc

A imagem dos robôs é publicada juntamente com o código mais um nome memorável, o meu é +orangewood793, na página “https://paynym.is/+orangewood793

O que eu posso fazer com os PayNyms?

Os Paynyms podem proporcionar doações privadas, te dão uma identificação pública e isso pode abrir as portas para coisas como pagamentos de salários em bitcoin de forma facilitada. 

Fora as vantagens acima, os usuários da Samourai Wallet estão vendo uma infraestrutura de serviços criadas a partir dos Nyms, como mixers e protocolos de comunicação mais privados (Cahoots). 

O Problemas dos Paynyms

As vantagens são muitas, mas a adoção da tecnologia ainda tem um entrave. 

Para o desenvolvedor Luke Dash Jr os Paynyms auxliam no spam da rede do bitcoin, pois é necessário uma transação inicial para conectar uma carteira. 

Contudo, uma nova proposta quer eliminar essa taxa e em breve a adoção terá uma barreira de entrada ainda menor. 

Como entender mais sobre o Paynyms?

A Samourai Wallet, infelizmente, é a única a implementar os Nyms mesmo com a infraestrutura aberta e código open-source. Portanto é sempre bom ficar de olho no Twitter da Samourai e ver mais mais notícias no Telegram do Cointimes.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.