O Facebook continua fazendo muito barulho, e dessa vez por conta de uma de suas mais novas jogadas: a tentativa de criar a Libra, sua própria moeda digital, começou a “assustar” alguns bancos centrais mundo afora.

Os efeitos são tão grandes que o FSB (Conselho de Estabilidade Financeira) chegou a se reunir no G20 (Grupo dos 20), um grupo de ministros de finanças e chefes de bancos centrais das maiores economias do mundo (+ União Européia).

Em uma carta para os membros do G20, Randal Quarles, vice-presidente do FSB, declarou os planos do conselho e sua posição em relação ao crescente movimento das criptomoedas no mercado:

“Membros do FSB reconhecem a velocidade da inovação na área de pagamentos digitais, incluindo as então chamadas ‘stablecoins’. Estamos decididos a acelerar o ritmo de desenvolvimento de respostas regulatórias e de supervisão necessárias a esses novos instrumentos.”

Randal Quarles, membro da FSB

Quarles também disse que existem grupos planejando políticas e analisando riscos e benefícios da utilização de stablecoins.

Coinext 760x150

 

O futuro, muito cedo

Não é a primeira vez que ouvimos de países tentando compreender as criptomoedas por aí. Nessa semana, a Receita Federal dos EUA passou a coletar relatórios de exchanges, com a finalidade de verificar por irregularidades.

Randal Quarles disse que o grupo considera consultas públicas sobre projetos para regulamentações em Abril, para avaliarem a viabilidade de stablecoins.

Enquanto exchanges de países como da Europa continuam suas operações, muitas do Brasil foram fechadas por conta de muitas multas da fiscalização regulatória.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br