A ConsenSys, empresa de software focada em blockchain, anunciou uma atualização em sua política de privacidade, na qual afirma que coleta dados do usuário por meio de sua carteira de criptomoedas MetaMask. O anúncio veio apenas alguns dias depois que a Uniswap, exchange descentralizada de criptomoedas, fez uma atualização semelhante em sua política de privacidade.
A ConsenSys admitiu que, em casos específicos, coleta endereços IP, informações de contato, informações de perfil, e outras informações de endereços de carteira daqueles que acessam a MetaMask através do serviço Infura.
Uma das principais empresas por trás da atualização do Ethereum Merge, a ConsenSys é proprietária tanto da MetaMask como da Infura. Em uma declaração, a ConsenSys afirmou que “quando você usa a Infura como seu provedor padrão de chamada de procedimento remoto (RPC) no MetaMask, a Infura coletará seu endereço IP e seu endereço de carteira Ethereum quando você enviar uma transação.”
A empresa acrescentou que se os usuários acessassem a MetaMask com fornecedores alternativos de RPCs, como Ankr, Alchemy e outros, a empresa não coletaria tais dados. Ainda assim, indicou que os fornecedores de RPCs de terceiros podem coletar dados se assim o desejarem.
A preocupação é que as empresas que coletam tanto dados on-chain, como endereços e transações on-chain, quanto dados fora da blockchain, como endereços IP, poderiam ser capazes de identificar indivíduos e reduzir a quantidade de privacidade disponível na rede.
No entanto, o fundador da MetaMask, Dan Finlay, disse no Twitter que, apesar de estar armazenando temporariamente esses dados, a MetaMask não está usando endereços IP para nada.
“Acho que podemos consertar isso em breve,” disse ele, alegando que não é necessário obter esses dados, já que “não são usados para nada.” No entanto, visto que hoje é comemorado do Dia de Ação de Graças nos EUA, um feriado prolongado, Finlay afirmou que o problema só será revisitado e ajustado na próxima semana.
Uma alternativa para os usuários da MetaMask que não querem esperar até semana que vem, e que não confiam nos fornecedores alternativos de RPCs citados acima, seria rodar o próprio node e conectar a carteira a este node.
No início deste ano, a ConsenSys levantou US $450 milhões em uma rodada de série D que fechou com uma avaliação de US $7 bilhões, tornando-a um dos maiores players no espaço cripto.
Leia também: