O setor de criptomoedas parece finalmente estar recebendo um momento de descanso após um período caótico para a maioria de seus ativos, incluindo o Bitcoin (BTC).
No entanto, recentemente, o maior ativo por capitalização de mercado registrou um grande aumento nos volumes de negociação semanal, indicando um possível avanço de preços em um futuro próximo.
Especificamente, duas semanas atrás, o Bitcoin registrou “o volume semanal mais forte em mais de um ano, alimentado pelo colapso da FTX,” de acordo com uma análise dos especialistas da TradingShot, publicada em 22 de novembro.
Como explicaram os analistas, tais picos “tendem a ser associados à inversão de tendências no BTC.” Além disso, eles especificaram que isto significa que o preço poderia se mover significativamente em qualquer direção.
Padrões anteriores
Em termos de formação do topo do ciclo de altas, um padrão de volume semelhante foi observado entre 11 de janeiro de 2021 e 17 de maio de 2021. Por outro lado, uma formação inferior do ciclo de baixas coincidiu com um aumento de volume no período entre 19 de novembro de 2018 e 13 de maio de 2019.
Antes disso, foi formado um topo de ciclo de alta entre 18 de dezembro de 2017 e 5 de fevereiro de 2018, com um grande crescimento de volume que foi precedido pelo que ocorreu durante uma formação inferior do ciclo de baixa entre 12 de janeiro de 2015 e 2 de novembro de 2015.
Como a equipe TradingShot observou, o último padrão teve as maiores semelhanças com o que ocorreu entre 13 de junho de 2022 e 7 de novembro de 2022, envolvendo uma linha de tendência de alta (inferior) mais baixa, levando-os a colocar hipóteses sobre a possível inversão da tendência de alta. Segundo eles, o pico de volume pode ser o momento que dá a reversão da tendência para a alta, retirando o Bitcoin deste ciclo de dois anos, ou é simplesmente uma recuperação de curto prazo.

Análise do preço: Bitcoin
Considerando os atuais padrões gráficos que o Bitcoin está formando, um futuro em alta pode estar para acontecer. No momento da redação, o BTC estava sendo negociado a US $16.436, de acordo com dados retirados do CoinMarketCap.
Leia também: