Cointimes

Litecoin decola em relação ao Bitcoin; o que aconteceu?

Litecoin decola

Enquanto os mercados tradicionais e de criptomoedas estão sofrendo neste mês de novembro, a Litecoin (LTC) foi de US $53 para mais de US $78, subindo fortemente em relação ao bitcoin.

Somente nos últimos dois dias a litecoin subiu mais de 25% em relação ao dólar e um pouco mais no par BTC. Veja no gráfico abaixo:

Preço da LTC em dólar e em bitcoin
Gráfico semanal da LTC. Fonte: CoinMarketCap.

Halving da Litecoin

Mas o que pode explicar esse movimento ascendente da criptomoeda que, apesar de antiga e grande no mercado, estava tão esquecida por alguns players?

O primeiro motivo claro pode ser a expectativa dos efeitos do próximo halving. Assim como no Bitcoin, a rede da Litecoin após uma certa quantidade de blocos ela diminui a recompensa de bloco para os mineradores pela metade.

Historicamente, os halvings têm beneficiado a cotação das criptomoedas, não só por diminuir a possível pressão de venda dos mineradores, mas também pela percepção positiva dos investidores sobre uma menor inflação monetária. Ou seja, das últimas vezes que um halving ocorreu, além da velocidade da entrada de nova oferta cair, a demanda subiu.

Dados on-chain

Desta vez, o que os dados on-chain estão mostrando? De acordo com a empresa de análise de criptomoedas Santiment, um fator relevante que antecedeu a expressiva alta foi o número de endereços com mais de 1000 moedas.

Baleias de LTC

“Endereços com valores entre 1.000 a 100.000 LTC engordaram os seus bolsos coletivamente em 2,71% num único dia apenas na semana passada, e os preços continuaram a subir.

Vemos definitivamente uma correlação entre a forma como este nível de traders se comporta, e para onde vai o preço da Litecoin a seguir.

Com base na situação atual da métrica, pode haver um pouco de arrefecimento seguido de uma subida a mais longo prazo pelo ativo baseado na Lightning Network que muitas vezes cai sob o radar.”, disse o analista da Santiment Brian Q.

Além dos desenvolvimentos tecnológicos de escalabilidade, como foi o caso da Lightning Network, citada pelo analista, e o Segwit (que chegou antes na Litecoin do que no Bitcoin), a criptomoeda também avança no aspecto da privacidade.

Como mostramos anteriormente, desenvolvedores da Litecoin implementaram a MimbleWimble para esconder certos valores transacionados na rede, aumentando o grau de privacidade possível aos usuários. Apesar da atualização trazer benefícios, algumas exchanges passaram a barrar as transações mais ocultas.

Veja também:

Leia outros conteúdos...

© 2024 All Rights Reserved.

Descubra mais sobre Cointimes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading