Lançada em 2011 por Charlie Lee, a Litecoin sempre foi uma cópia do Bitcoin com mais velocidade e maior emissão de moedas. Após 11 anos a criptomoeda resolve se distanciar do BTC, mas a reação do mercado pode não ser a esperada pelos investidores.
Litecoin, a prata da criptomoedas inova
Se você está começando a entender o que é a Litecoin veja também o vídeo abaixo sobre a criptomoeda e saiba o porquê ela é chamada de “prata do Bitcoin”:
A prata das criptomoedas recebeu a atualização da primeira versão oficial da tecnologia MimbleWimble (MWEB) no início do mês de maio. Os nodes estão sinalizando apoio a atualização que provavelmente ocorrerá entre os dias 18 e 21 de maio.
O upgrade foi atrasado devido a complicações no desenvolvimento da tecnologia que se mostrou mais complexa de se implementar do que era imaginado.
Privacidade sim! Anonimato nem tanto…

A melhoria criará um blockchain auxiliar com características diferentes da tradicional LTC. Esse blockchain ficará apoiado na Litecoin e terá recursos especiais como valores transacionais escondidos e menos dados expostos na rede.
Do dia para a noite a Litecoin vai se tornar a criptomoeda com recursos de privacidade mais adotada no mundo todo, superando até mesmo a criptomoeda Monero.
Contudo, o fundador da Litecoin deixou claro que o projeto não quer um anonimato perfeito e sim mais privacidade e a justificativa para isso é a seguinte:
“Esconder o valor é importante para a privacidade financeira. Isso não torna mais fácil para as pessoas, para criminosos ou pessoas nefastas lavar dinheiro através do Litecoin.”
Com esse possível equilíbrio entre privacidade e anonimato a Litecoin quer continuar listada nas exchanges e dar a possibilidade de algumas corretoras implementarem a melhoria.
E o preço da Litecoin vai subir?
Se na área técnica as coisas estão claras quando vamos para a análise de preço nada é muito certo para a LTC.
Primeiramente, podemos presenciar nos próximos dias o fenômeno “compre agora e venda na notícia”. Isso significa que, nesse cenário, o preço da LTC sobe nos próximos dias e cai logo após o update.
Outro cenário conta com a inanição do mercado de criptomoedas e alta correlação entre os ativos, principalmente BTC e altcoins com a LTC. A prata das criptomoedas só subirá com a alta do Bitcoin e no máximo vai ter uma queda menor em cenário de baixa e uma alta mais acentuada.
Os mais entusiasmados podem esperar uma alta do ativo, mas vale lembrar que o preço do mercado no mercado de criptomoedas não é movido pelos avanços tecnológicos e sim por muita especulação e medo de perder grandes oportunidades de investidores novatos.
Então o que será da Litecoin?
A Litecoin não tem a mesma relevância de anos atrás, contudo, a ativação da MWEB pode criar as bases para fundamentos melhores como um blockchain mais privado, rápido, leve e descentralizado.
Ativistas de direitos humanos, companhias que precisam ter privacidade e diversos novos casos de uso abrem-se agora à Litecoin. É um renascimento da prata do mercado.