Passfolio

Lançada em 2011 por Charlie Lee, a Litecoin sempre foi uma cópia do Bitcoin com mais velocidade e maior emissão de moedas. Após 11 anos a criptomoeda resolve se distanciar do BTC, mas a reação do mercado pode não ser a esperada pelos investidores.

Litecoin, a prata da criptomoedas inova 

Se você está começando a entender o que é a Litecoin veja também o vídeo abaixo sobre a criptomoeda e saiba o porquê ela é chamada de “prata do Bitcoin”:

A prata das criptomoedas recebeu a atualização da primeira versão oficial da tecnologia MimbleWimble (MWEB) no início do mês de maio. Os nodes estão sinalizando apoio a atualização que provavelmente ocorrerá entre os dias 18 e 21 de maio. 

O upgrade foi atrasado devido a complicações no desenvolvimento da tecnologia que se mostrou mais complexa de se implementar do que era imaginado.  

Passfolio

Privacidade sim! Anonimato nem tanto…

Charlie Lee criador da Litecoin
Charlie Lee, criador da Litecoin

A melhoria criará um blockchain auxiliar com características diferentes da tradicional LTC. Esse blockchain ficará apoiado na Litecoin e terá recursos especiais como valores transacionais escondidos e menos dados expostos na rede. 

Do dia para a noite a Litecoin vai se tornar a criptomoeda com recursos de privacidade mais adotada no mundo todo, superando até mesmo a criptomoeda Monero. 

Contudo, o fundador da Litecoin deixou claro que o projeto não quer um anonimato perfeito e sim mais privacidade e a justificativa para isso é a seguinte: 

“Esconder o valor é importante para a privacidade financeira. Isso não torna mais fácil para as pessoas, para criminosos ou pessoas nefastas lavar dinheiro através do Litecoin.”

Com esse possível equilíbrio entre privacidade e anonimato a Litecoin quer continuar listada nas exchanges e dar a possibilidade de algumas corretoras implementarem a melhoria. 

E o preço da Litecoin vai subir? 

Se na área técnica as coisas estão claras quando vamos para a análise de preço nada é muito certo para a LTC. 

Primeiramente, podemos presenciar nos próximos dias o fenômeno “compre agora e venda na notícia”. Isso significa que, nesse cenário, o preço da LTC sobe nos próximos dias e cai logo após o update. 

Outro cenário conta com a inanição do mercado de criptomoedas e alta correlação entre os ativos, principalmente BTC e altcoins com a LTC. A prata das criptomoedas só subirá com a alta do Bitcoin e no máximo vai ter uma queda menor em cenário de baixa e uma alta mais acentuada. 

Os mais entusiasmados podem esperar uma alta do ativo, mas vale lembrar que o preço do mercado no mercado de criptomoedas não é movido pelos avanços tecnológicos e sim por muita especulação e medo de perder grandes oportunidades de investidores novatos. 

Então o que será da Litecoin?

A Litecoin não tem a mesma relevância de anos atrás, contudo, a ativação da MWEB pode criar as bases para fundamentos melhores como um blockchain mais privado, rápido, leve e descentralizado. 

Ativistas de direitos humanos, companhias que precisam ter privacidade e diversos novos casos de uso abrem-se agora à Litecoin. É um renascimento da prata do mercado.

Passfolio