Janine Yorio mora em Nova Iorque e é especialista em mercado imobiliário, ela construiu uma carreira transformando ideias imobiliárias ousadas em empresas financeiramente viáveis. Com conhecimento necessário sobre o mercado, ela juntou a fome com a vontade de comer para construir o seu castelo no metaverso. 

Janine Yorio
Janine Yorio, CEO da Everyrealm

Em 2017 ela fundou a Compound, uma plataforma de investimentos em negócios imobiliários, que hoje inclui opções de diversificação em novos projetos de criptomoedas.

Porém, ao passar algum tempo no universo de Decentraland e perceber o crescimento do metaverso, especialmente após a pandemia de covid-19, Yorio notou que ativos digitais poderiam ser tão valiosos quanto os reais.

Investimentos imobiliários reais disponíveis na Compound, empresa de Janine.
Investimentos imobiliários reais disponíveis na Compound, empresa de Janine.

A paixão por criptomoedas e a visão de um mercado com excelente relação de risco e retorno fez a empreendedora mergulhar de cabeça no metaverso. Após a Coumpound ser comprada e mudar de nome para Republic, Yorio fundou a Everyrealm, um projeto 100% focado em cripto.

Mercado de imóveis virtuais em 2021 e 2022

De acordo com uma matéria publicada na CNBC, as vendas de terrenos no metaverso geraram US$ 500 milhões em vendas em 2021 e podem dobrar este ano, segundo firmas de análise.

Yorio já está surfando a onda e pretende abocanhar uma parte cada vez maior dos lucros do metaverso. “Existem grandes riscos, mas potencialmente grandes recompensas”, disse ela à CNBC.

Em um artigo publicado em fevereiro do ano passado no Coindesk, a corretora de imóveis virtuais escreveu: “Investir em imóveis digitais captura todos os aspectos positivos das negociações de derivativos (risco de recompensa assimétrico) sem os negativos (margem de recurso/dívida) e também é uma classe de ativos não correlacionada que compensa a volatilidade do mercado.”

Através da Everyrealm, a empresária vende terrenos, ilhas e até mesmo iates de luxo, mas todos os itens são virtuais.

Iate de luxo virtual
Iate de luxo virtual

É um mundo realmente novo, as motivações que fazem alguém desembolsar tanto dinheiro para dar em itens virtuais são bem distintas das óbvias razões de pagar por uma casa para morar.

A possibilidade de ser vizinho do Snoop Dogg no Sandbox, por exemplo, traz um valor imensurável para um fã do clássico artista de hip hop. Segundo Yorio, a localização do seu terreno virtual nem é a questão mais importante, pois em alguns universos você pode teletransportar para qualquer lugar, então a atração do seu terreno é o que importa.

Dentro de um jogo como Decentraland você teoricamente pode criar um próprio cassino, fazendo com que os jogadores se sintam em Las Vegas, e ganhar muito dinheiro com isso. Uma exchange de criptomoedas pode firmar sua empresa lá e oferecer seus serviços financeiros de uma forma muito mais interativa.

Exchange em Decentraland
Corretora de criptomoedas no metaverso

Tudo isso significa que uma nova economia está sendo criada e diversas pessoas já estão trabalhando e gerando renda no metaverso.

Mas como se tornar um corretor do metaverso e ganhar dinheiro com isso, você pode estar se perguntando. A notícia boa é que você não precisa cumprir com diversos requisitos de um corretor comum, como realizar estágio supervisionado e solicitar registro no CRECI, basta ter vontade de aprender.

Nós conversamos com um corretor de terrenos virtuais no podcast Conexão Satoshi, ouça abaixo.

Para os críticos, o metaverso não passa de um esquema ponzi

Achou que o mercado milionário de terrenos no metaverso parece uma bolha? Então você não está sozinho, um professor da Universidade de Indiana, Edward Castronova, disse que “as vendas de terras do Metaverso geralmente são um esquema de pirâmide e existem há mais de 20 anos”.

Embora o NFT seja uma invenção muito mais recente, o crítico citou Second Life e outras opções de mundos virtuais. O argumento principal é de que não há escassez de verdade no metaverso, pois tudo é criado a partir de códigos, que podem ser replicados.

No entanto, vale notar que a escassez de cada ativo digital só existe dentro de um ecossistema. O código da maioria das criptomoedas está aberto e disponível para cópia, por exemplo, mas não adianta ter a cópia de um ativo e não conseguir copiar todo o efeito de rede, a comunidade de usuários que atribuem valor às moedas virtuais.

Mas qual a sua opinião sobre o assunto? Os corretores de imóveis virtuais são visionários literalmente preparando o terreno para um novo mundo ou estão basicamente negociando batatas quentes, esperando um estouro inevitável?

Deixe um comentário abaixo e acompanhe as notícias do mercado cripto nas redes | Telegram | Twitter | FacebookInstagram | do Cointimes.

A NovaDAX está cheia de novidades!

Uma das maiores corretoras de criptoativos do Brasil agora ZEROU as taxas para saque em real!

A NovaDAX também conta taxa zero para transações de Bitcoin e mais de 110 moedas listadas, com saque disponível na hora e alta liquidez. 

As criptomoedas com as melhores taxas do mercado! Basta ativar o programa gratuito Novawards e aproveitar taxas reduzidas em até 75%.

Conheça ainda o Cartão NovaDAX e peça já o seu.