O mercado de artes digitais usando os NFTs, tokens únicos e não fungíveis, está se tornando uma meca para artistas, inclusive para alguns brasileiros inovadores.
É o caso do CryptoRastas, um projeto de NFT feito por brasileiros com a comunidade de reggae. São 10420 avatares únicos em formato pixelado, que foram lançados no blockchain do Ethereum.
Há inclusive NFTs de figuras importantes para o reggae mundial, dentre os artistas representados virtualmente estão Lee Scratch, Micah Shemaiah, Cedric “Congos” Myton, Kabka Pyramid, Augustus Pablo, Bushman e diversos outros.
Snoop Dogg comprou CryptoRastas, vale o investimento?
O projeto virou um fenômeno mundial, tendo negociado 222 ETH ou R$5.116.878 na cotação atual. São mais de 3,4 mil donos de “CryptoRastas” e talvez o mais ilustre seja o rapper e ator Snoop Dogg.
O famoso cantor norte-americano não tem apenas 1 rasta, ele conta com dois em sua coleção pessoal na loja Opensea:
Um dos NFTs comprados é do cantor Dada Yute, uma das maiores figuras do raggae mundial. Dada lançou recentemente o primeiro clipe do gênero a figurar um NFT, o “Aquarela Luz”, que conta com a presença de Matuê e Rael.
“Virei um NFT personalizado, que foi comprado por uma grande personalidade mundial, tivemos também a primeira inserção de NFT em clipe de música, o Aquarela Luz.” – disse Dada.
Confira o clipe:
Para o artista representado em NFT, o mercado de criptomoedas está abrindo muitas portas e é outra forma de passar sua mensagem artítisca.
“Como um músico que faz parte dos NFts e das criptos, é algo que está sendo muito inovador e abrindo muitas portas. … Conseguimos continuar levando nossa mensagem através da arte, com isso a gente conseguiu dar mais vida para o reggae.”
Já o rapper americano Snoop Dogg tem uma conta no Twitter dedicada a NFTs e artes digitais, que era anônima até setembro de 2021. A conta @CozomoMedici compartilha artes digitais, comentários sobre NFTs e novas tendências, um lado diferente do Snoop Dogg.
Se um dos maiores artistas da nossa época viu valor no CryptoRastas, quem somos nós para julgar essa preferência. Definitivamente, quem gosta de reggae e é fã do estilo pode gostar muito de ter um NFT exclusivo e participar de uma comunidade crescente de colecionadores de arte digital . Afinal, valor é subjetivo.