Esta já é a segunda corrida bancária em menos de um mês. “De volta para a União Soviética”, esse é o comentário de Max Sky – CEO da carteira de criptomoedas Vault12 – ao compartilhar um vídeo russo mostrando longas filas para sacar dinheiro.
“Back to USSR”. Bank runs are starting in Russia: line to one of many ATMs pic.twitter.com/vSA3SvTdDf
— 𝕄𝕒𝕩 𝕊𝕜𝕪 🇺🇸 🇺🇦 🇮🇱 (@_lordmax_) February 27, 2022
“Uma corrida bancária já começou na Rússia no fim de semana… e a inflação imediatamente aumentará massivamente, o sistema bancário russo provavelmente estará com problemas.”
– afirmou o analista de mercado sênior da OANDA para a Reuters.
Os russos estão desesperados para obter seus recursos, visto que o sistema bancário utiliza reservas fracionárias, isso significa que os bancos não têm todo o dinheiro dos clientes.
Em conjunto com o desespero do povo russo, a moeda de Putin está despencando perante o dólar e todas as principais moedas do mundo.

Colapso completo do Rublo está por vir
Ray Attrill, chefe de estratégia de Forex do National Australia Bank, acredita no completo colapso do Rublo hoje, principalmente após sanções da UE e EUA e o banimento de diversos bancos russos do sistema SWIFT.
Em uma carta aberta, um grupo de economistas russos emigrados instou Putin a parar a guerra imediatamente.
“Podemos prever com total certeza as consequências negativas mais sérias para a economia russa – aumento de preços, queda de renda e investimentos, depreciação da poupança, novos cortes nos gastos sociais e a perda acelerada de capital humano devido à emigração”, dizia a carta.
O Banco Central da Rússia anunciou que aumentará a quantidade de notas de dinheiro em circulação para tentar estancar a crise. A demanda por notas na Rússia ultrapassou os 111,3 bilhões de rublos, maior valor desde março de 2020.
Segunda corrida aos bancos em menos de um mês
Há menos de um mês tivemos outra corrida aos bancos, dessa vez gerada pelo primeiro ministro do Canadá ao congelar contas de caminhoneiros que protestavam contra medidas autoritárias do governo.
Isso gerou falta de dinheiro em caixas eletrônicos e relatos de corrida aos bancos em todo território canadense.
Esse é um problema que os bitcoiners não precisam se preocupar, pois não existe reserva fracionária com bitcoin e o ativo em si permite soberania e liberdade completa do sistema bancário.