Satoshi Nakamoto, pseudônimo criador do bitcoin, completa hoje (05/04/21) 46 anos. Mas muito mais do que a comemoração do aniversário, 5 de abril é também uma data enigmática para investidores de todo o mundo.
Um dos primeiros locais que Satoshi Nakamoto apareceu foi na P2PFoundation.ning.com, uma ONG sediada nos Países Baixos cujo objetivo é difundir tecnologias de pessoa para pessoa (P2) pelo mundo.
Nakamoto se registrou na Fundação e deu a data de aniversário como 5 de abril de 1975. Desde então, a comunidade comemora o aniversário do criador da primeira criptomoeda funcional da história. Mas essa data tem um significado muito especial para quem estuda história, trata-se do dia da infame da ordem 6102.
5 de abril, mais do que os olhos podem ver
A ordem executiva 6102 foi assinada pelo presidente Franklin D. Roosevelt em 5/04 de 1933, onde ela proibia a acumulação de ouro.

Os estadunidenses tiveram menos de 1 mês para entregar o ouro para o governo, a ideia era permitir que o FED pudesse imprimir mais dinheiro para financiar os esforços da Segunda Guerra Mundial. O máximo que alguém poderia ter de ouro seria o equivalente a US$100, se você fosse encontrado com qualquer quantidade acima disso a pena seria de até 10 anos de cadeia.
O ouro confiscado foi trocado por papel estatal equivalente a US$20,67 por onça troy. Graças ao Golden Act de 1934, essas notas não poderiam ser trocadas novamente por ouro.
A lei só foi repelida em 1974 pelo presidente Gerald Ford. Isso significa que a menos de 48 anos era proibido ter grandes quantidades de ouro na “terra da liberdade”.
Bitcoin pode ser confiscado?
E se a ordem 6102 acontecesse novamente, mas agora com bitcoin? Bom, o governo poderia saber quem é dono de boa parte dos bitcoins, visto que as exchanges são obrigadas a declarar quem está comprando o criptoativo.
Contudo, o confisco físico seria extremamente difícil, pois as chaves que dão acesso aos bitcoins podem estar em difícil acesso e até mesmo criptografadas.
Há inclusive wallets e programas de criptografia que permitem a criação de volumes escondidos, permitindo que você dê uma pequena parte dos bitcoins como isca, enquanto a sua grande quantidade de moedas está protegida.
Um desses programas é o TrueCrypt e também sua versão atualizada, o VeraCrypt. A Ledger também permite esse tipo de truque.
Além dos mais, qualquer investidor pode trocar seus bitcoins por monero e ofuscar completamente sua riqueza em criptoativos, tornando impossível a análise do governo no blockchain.
Não sabemos se Satoshi escolheu 5 de abril para lembrar do confisco de ouro, mas podemos ter certeza de que com o ouro digital dificilmente isso iria acontecer novamente.
Leia também: Conheça o ataque de $5 que pode sumir com seus bitcoins para sempre