Criminosos paquistaneses fizeram dois reféns e roubaram mais de R$200 mil reais de turistas europeus, entenda como isso ocorreu e saiba como se proteger.
No meio das criptomoedas é muito importante manter as suas chaves privadas com segurança, utilizar apenas aplicativos confiáveis e tomar cuidado para não cair em nenhum tipo de esquema ponzi ou pirâmide. Mas essa não deve ser a única preocupação de quem possui criptomoedas, pois roubos físicos podem ser tão efetivos quanto hacks.
Um suíço e um alemão que visitavam o Paquistão a negócios foram feitos de reféns sob a mira de armas de fogo por três criminosos que visavam roubar as suas criptos. No total, mais de R$200 mil em criptomoedas foram levadas.
Os assaltantes convidaram os turistas para “conhecer a cidade” e para escutarem uma proposta de investimento, porém, a história não passava de uma de uma emboscada.
Dois homens foram presos e um continua foragido, mas não houve detalhes se o dinheiro foi recuperado.
Como se proteger?
Nesse ponto, as criptomoedas possuem uma enorme vantagem em relação ao ouro, jóias e ao papel moeda. Isso ocorre pois é relativamente fácil que alguém tome de você bens físicos à força, estando você vivo ou morto.
Contudo, com bitcoin ainda é possível que ocorram roubos físicos, apesar de ser ligeiramente mais difícil. É possível que roubem o computador ou dispositivo que armazenam as suas chaves, ou mesmo que haja ameaças para que o dono das moedas revele as chaves que dão acesso aos fundos.
Para evitar tais preocupações, não é recomendado realizar transações pessoalmente, procurando sempre haver um intermediário de confiança ou soluções que não requerem confiança entre as partes, como o atomic swap, que permite a troca de criptomoedas sem intermediários.
Também é importante manter sigilo a respeito das suas posses para não chamar atenção. Carteiras com múltiplas assinaturas, onde mais de uma chave são necessárias para se ter acesso a fundos, podem ser uma boa opção a depender das necessidades, especialmente para se evitar o roubo de criptomoedas pertencentes a muitas pessoas alocadas em uma única carteira, como é comum é exchanges e fundos de investimento.
Se isso continuar sendo uma preocupação, veja mais dicas no artigo “Conheça o ataque de $5 que pode sumir com seus bitcoins para sempre“.