Alter - Criptoback

Tenho certeza de que nos últimos seis meses, em algum momento, você deve ter escutado sobre o Yuan Digital (a criptomoeda chinesa), e diversas notícias avisando que a digitalização do dinheiro fiduciário (e o fim das células de papel) já estão próximos…

De fato, isso é uma verdade, o Yuan digital é uma das primeiras moedas a se tornar uma CBDC, e bem possivelmente, você ainda vai escutar muito esse termo. Aliás, você provavelmente usará uma CBDC (Central Bank Digital Currency) até 2022.

Assista nosso vídeo breve abaixo para entender:

Calma, se você está perdido em todos esses termos e quer entender melhor o funcionamento dessa tecnologia, você está no local certo, pois nesse texto irei explicar o que é uma CBDC, quando essa tecnologia deve chegar ao Brasil e por que, em breve, não haverá mais dinheiro digital.

Alter - Criptoback

O que é uma Central Bank Digital Currency?

Os CBDCs (Central Bank Digital Currency) são criptomoedas desenvolvidas e gerenciadas pelos bancos centrais.

Diferente do dinheiro físico ou das reservas dos bancos centrais, eles são tokens digitais de fácil acesso e que possibilitam transações P2P (Peer to Peer), o que aumentará a acessibilidade e segurança do dinheiro fiduciário.

gráfico sobre diferentes moedas digitais
A Flor do Dinheiro

Mas, apesar de todas as semelhanças, há uma grande diferença (muito fundamental) entre as criptomoedas descentralizadas e as CBDCs. No caso da segunda, toda a sua informação e emissão é centralizada!

Alter - Criptoback

O que tem grandes impactos negativos, de forma muito semelhante ao que observamos hoje nas moedas fiduciárias, mas com um  agravante que é o fato de todas as informações das suas transações estarão centralizadas e armazenadas por um único player (sim, isso é o fim da sua privacidade).

Logo, caso não existam regras muito bem definidas para as CBDCs e os dados de transação, isso pode impactar significantemente a vida dos usuários.

O futuro do dinheiro é digital, e o presente também!

Dado todas as vantagens de digitalizar o dinheiro, desde a facilidade de transação, desejo latente das gerações mais novas e a possibilidade de redução de custo para os governos, a somatória de todos os fatores despertou um grande interesse entre os principias bancos centrais do mundo para investimento.

Alter - Criptoback

O relatório do Bank for International Settlements que realiza o acompanhamento do desenvolvimento de CBDCs ,desde 2017, em 66 países, mostrou que em 2019, entre os países pesquisados, 81 % deles estão estudando ou desenvolvendo suas CBDCs, dos quais 10% já estavam com pesquisas em fases de desenvolvimento e testes piloto.

CDBC desenvolvimento

Sim, o dinheiro não será digital, ele é digital, inclusive, grande parte dos bancos centrais do mundo estão planejando desenvolver suas próprias criptomoedas como é o caso da China, França, Holanda e Suécia que já estão em fases de teste!

O Fim do Bitcoin?

 Eu tenho certeza que, observando essa evolução do dinheiro fiduciário para a forma digital, a facilitação das transações, a redução dos custos de movimentação e aumento da velocidade das transações, você deve estar se perguntando: “Mas por que as pessoas continuariam usando BTCs?”

Alter - Criptoback

Então, antes de você achar que é o fim das criptomoedas descentralizadas, calma, pois na verdade isso pode ser muito bom.

Isso porque, apesar de todas as vantagens que as CBDCs criam para seus usuários, elas tem um grande problema: são centralizadas!

Sinceramente, você realmente confia no governo para dar todas as suas informações financeiras, ou você quer sua privacidade?

Dependendo da resposta que você pensou, eu sei que você saberá que as CBDCs tornarão a dor que as criptomoedas descentralizadas resolvem muito mais latente…

Alter - Criptoback

Para você que chegou até o final, não precise parar por aqui. Temos um report bônus falando sobre CBDCs. Totalmente de graça. Se quiser acessá-lo é só clicar aqui.


Invista em criptomoedas com segurança, alta liquidez e as menores taxas do mercado.

NovaDAX: a exchange mais completa do Brasil com mais de 25 criptomoedas listadas e a melhor nota de atendimento ao cliente.

Conheça novadax.com.br