A criptomoeda Cardano (ADA) disparou no último mês, fazendo com que o ativo se torne o 4º mais valioso do mercado. A cripto era negociada no dia 22 de dezembro por volta dos 15 centavos de dólar, e agora já alcança a casa dos US$0,70, uma valorização de mais de 4 vezes em pouco mais de um mês.
A Cardano segue a tendência recente de valorização de ativos que executam smart contracts, especialmente após a atualização Shelley, ocorrida em julho do ano passado. Ethereum e Polkadot também tiveram valorizações expressivas nas últimas semanas.
Daniel Wolfe da Halycon Global Opportunities, disse à Forbes:
Cardano foi fundada por um dos desenvolvedores ativos do Ethereum. É um blockchain sendo construído e lançado em etapas, com base em uma série de princípios de design. Permite transações econômicas que contêm mais informações que são importantes para investidores institucionais, corporações e reguladores.
Fase Goguen
Em março deste ano, a Cardano iniciará a terceira fase da criptomoeda com a atualização Goguen. A fase Shelley, iniciada em julho do ano passado com um hardfork consensual, permitiu maior descentralização e automação para a rede.

A fase 3 permitirá a implementação de aplicativos descentralizados sob a blockchain da criptomoeda.
Com a integração dos contratos inteligentes, a era Goguen representa um grande passo em frente na capacidade da rede Cardano. Enquanto a era Shelley descentraliza o núcleo do sistema, Goguen adiciona a capacidade de construir aplicativos descentralizados (DApps) na base sólida da Cardano…
Apesar da Cardano ter tido uma valorização impressionante, o ativo está longe de entrar no grupo seleto de criptomoedas que chegaram a sua máxima de 2017, quando cada unidade da ADA chegou a US$1,12.

Você acredita que a Cardano pode ser uma forte concorrente para a rede Ethereum? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.
Leia mais: MBL humilha Paulo Guedes e incentiva a compra de Bitcoin