Cointimes

ADs

Criptomoedas aparecem na prova do ENEM; você saberia responder a questão?

Realizado neste domingo (12), o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) trouxe 90 perguntas sobre diversos temas, incluindo criptomoedas. Os alunos tinham 5 horas para responder a todas as questões, deixando pouco mais de 3 minutos para assinar a resposta correta de cada pergunta.

Embora a questão sobre criptomoedas não necessitasse de conhecimento na área, era preciso usar da lógica para encontrar a resposta. A pergunta pode ser vista abaixo.

“Um investidor iniciante observou o gráfico que apresenta a evolução dos valores de duas criptomoedas A e B em relação ao tempo”, aponta a prova do ENEM. “Durante horas consecutivas, esses valores foram observados em nove instantes, representados por horas exatas.”

“Em quantos desses instantes a criptomoeda A estava mais valorizada que a criptomoeda B?”

Questão do ENEM sobre investimentos em criptomoedas. Fonte: Reprodução.

Entre as possíveis respostas estavam 3, 4, 6, 7 e 9 vezes em que a criptomoeda A estava mais cara que a criptomoeda B.

Professor explica raciocínio para encontrar resposta sobre criptomoedas na prova do ENEM

Com mais de 650 mil visualizações, um vídeo do professor Rafael Dombrauskas explica o que os alunos deveriam ter feito para encontrar a resposta. Para facilitar a conta, o professor criou uma espécie de placar na página, marcando quantas vezes cada criptomoeda estava valendo mais que a outra.

“Às 17 horas, a [criptomoeda] B está valendo mais que a [criptomoeda] A, porque o valor da altura da B é maior que da A. Então vou fazer um ponto pra B”, explica o professor, passando ponto a ponto. “Às 14 horas é o primeiro momento que a [criptomoeda] A ganha, porque está acima [da B].”

“São quatro vezes que a [criptomoeda] A estava melhor que a [criptomoeda] B. Então adivinha? Gabarito letra B, de bacana.”

@profdombrauskas

Questão enem 2023 criptomoedas #enem2023 #correçãoenem #matematica

♬ som original – ProfDombrauskas

Nos comentários do vídeo, vários alunos afirmaram que acertaram “no chute” ou que então usaram outra lógica para chegar na mesma resposta. Alguns explicaram que para encontrar a resposta era ainda mais fácil.

“Tracei uma reta do 0 ao ponto 6,6. Os que estavam na parte superior era B e os que estavam na parte inferior era A”, comentou um estudante.

Possível lógica usada por alguns dos estudantes para chegar ao resultado “4” na questão sobre criptomoedas do ENEM.

Por fim, com um tempo tão curto para responder a cada questão, alguns estudantes podem ter ficado nervosos e por conta disso erraram a resposta. “Acabei interpretando errado”, disse um deles no comentário do vídeo. “Eu não entendi esse gráfico”, comentou outra estudante, lamentando-se.

Fonte: Criptomoedas aparecem na prova do ENEM; você saberia responder a questão?

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia outros conteúdos...

© 2023 All Rights Reserved.

😲 Você sabia que pode estar PERDENDO dinheiro enquanto lê notícias? 📰

🔥 Baixe nosso app AGORA e GANHE Bitcoin enquanto se informa! 🔥

⏰ A cada segundo que passa, é Bitcoin que você deixa de ganhar! ⏰

Cover

Ganhe Bitcoin assistindo Youtube, navegando na internet ou fazendo compras!