CryptoBot roda na rede TON e oferece diversas ferramentas e funcionalidades relacionadas com criptomoedas diretamente na plataforma do Telegram. Desde serviço peer-to-peer com moedas fiduciárias, até exchange cripto.
CryptoBot inova com serviço integrado no Telegram
CryptoBot é uma ferramenta desenvolvida pela equipe do Telegram, em parceria com a comunidade da The Open Network (TON), uma blockchain não-permissionada que funciona através do Proof-of-Stake, cujo token nativo é o Toncoin (TON).
Para acessar os serviços oferecidos pelo CryptoBot, basta abrir o Telegram e enviar uma mensagem com /start para o robô. Ele mostrará as seguintes opções:
- Carteira;
- Assinaturas;
- Mercado;
- Exchange (câmbio);
- Checks;
- Invoices;
- Crypto Pay;
- Configurações.

Ao selecionar carteira, o usuário tem acesso à uma wallet custodial, gerenciada pela equipe de desenvolvimento do bot que permite armazenar as seguintes moedas – e disponibiliza o saldo total em BTC:
- · Bitcoin (BTC)
- · Ethereum (ETH)
- · Toncoin (TON)
- · Binance Coin (BNB)
- · Binance USD (BUSD)
- · USD Coin (USDC)
- · Tether (USDT)
Também é possível criar APIs dentro da infraestrutura do CryptoBot para receber pagamentos em criptomoedas para negócios, no Crypto Pay, ou acessar outras funcionalidades.
Duas delas que chamam a atenção é o “Market”, um mercado peer-to-peer (P2P) onde é possível comprar e vender o token nativo da rede – Toncoin (TON) – diretamente para outros usuários, com intermediação do CryptoBot do Telegram, por moedas fiduciárias como dólar, euro, rublo russo, hryvnia (Ucrânia), rublo bielorrusso e o tenge do Cazaquistão.
E também a opção de “Exchange”, onde os usuários podem publicar ofertas em um livro de oferta, como das exchanges que conhecemos, e fazer operações cripto-cripto, todas pareadas com o USDT.

Na seleção dos pares, é possível ver o preço da última negociação realizada e o volume disponível no livro de ofertas em dólar (USD).

No momento da redação, Toncoin é negociada por US $1,42 e ocupa a posição de número #33 de acordo com o CoinMarketCap. A moeda subiu mais de 260% desde 20 de setembro de 2021.
Telegram é hub de inovação cripto
O Telegram há tempos já funciona como muito mais do que apenas um mensageiro alternativo ao whatsapp, como era quando surgiu. O aplicativo de origem russa vem se posicionando como um hub de inovação para o ecossistema de criptomoedas, com diversos grupos e canais especializados e ferramentas e funcionalidades interessantes.
Saiba mais: 5 grupos de bitcoin no Telegram que você precisa seguir
A compra e venda p2p ocorre em muitos grupos fechados, por exemplo, ao mesmo tempo em que existem ferramentas semelhantes ao CryptoBot, como o NanoBankBot, desenvolvido pelo brasileiro Wenderson Ferreira de Souza, que permite:
- Compra e venda de Nano (XNO) por Real Brasileiro (BRL);
- Intermediação de operações peer-to-peer, como o CryptoBot está oferecendo agora;
- Pagamento de boletos com nano; e
- Compra de gift cards e vouchers para iFood, Uber, Steam e outros, também com XNO.

Leia mais: